analisse do texto cancao

636 palavras 3 páginas
Diante do poema proposto suponho que o eu lirico esta passando por uma perda de um sonho que se foi um sonho nao realizado . Um sonho onde ela tinha depositado todo o seu acreditar.
O mundo vai continuar e sua tristeza estará aparentemente afogada em algum lugar .
Fazendo com que seu sonho fique sub mércio .nálise do poema Canção de Cecília Meireles por Kátia Souza
Postado por katia

CANÇÃO
Cecília Meireles

A tristeza e a melancolia são o tema deste instante poético. Permeando a dor e as conseqüências das decisões tomadas ao longo da vida, o poeta aponta os efeitos causados por estas à alma. Não é sem dor “a noite se curva de frio” ou sem conseqüências “meus olhos secos como pedras / e as minhas duas mãos quebradas” que o eu poético decide abrir mão de seus sonhos “depois, abri o mar com as mãos, / para o meu sonho naufragar”.

Pus o meu sonho num navio e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos, para o meu sonho naufragar

O poeta utiliza-se da alegoria de um navio naufragando para falar da morte de seus sentimentos ou desejos, da destruição de seus sonhos “debaixo da água vai morrendo/ meu sonho, dentro de um navio”. Os sonhos naufragados são sonhos não realizados, indicando que, por certo tempo, o eu lírico dedicou-se a eles; até preparou-lhes um lugar especial. Mas, ao mesmo tempo, parece antever-lhes o insucesso, como se previsse o naufrágio. E assim prevendo, antecipando, decide ele mesmo destruí-los, naufragá-los.

Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre de meus dedos colore as areias desertas.

A beleza natural causa-lhe perplexidade e contrasta vivamente com o fizera. Parece um assassino que acabara de matar sua vítima indefesa e agora contemplava o sangue a escorrer entre seus dedos. O que fizera?

O vento vem vindo de longe, a noite se curva de frio; debaixo da água vai morrendo meu sonho, dentro de um navio...

O vento pode ser

Relacionados

  • Prova Artes
    5955 palavras | 24 páginas
  • Irmandade Da Adaga Negra 01 Amante Sombrio J
    122627 palavras | 491 páginas