Analisse da participação popular no municipio de aracaju

277 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÁNCIA
CURSO: Administração Pública PERÍODO: 2012.2
DISCIPLINA: Teorias da Administração Pública
COORDENADORA DA DISCIPLINA: Alessandra Cabral Nogueira Lima
ALUNA: Roseneide Pereira Borges

AD1 : O artigo estudado tem como tema: Participação Popular no Executivo Municipal de Aracaju, de Everton de Vasconcelos Alves e Neilson Santos Meneses.

No artigo estudado detectada a característica mais marcante da tipologia gerencial, que aborda o interesse do cidadão como regulador de todo serviço publico oferecido ou que venha a ser por meio de programas, projetos, medidas entre outros porem não descarta totalmente algo da tipologia burocrática, quanto a admissão de pessoas seguindo critérios rígidos (concursos públicos), mérito na carreira pública e salários estruturado e reajustado.
A tipologia gerencial detectada no artigo fala da participação popular, o cidadão diz o que quer e como gostaria que fosse atendido, ele dita as regras, cabe ao Estado avaliar as condições financeiras para colocar em pratica o que foi solicitado.
Se trata de uma pratica que esta aos poucos tomando corpo em alguma realidade em nosso pais, ainda de forma tímida, isso porque infelizmente muitos gestores públicos não aceita o cidadão por perto dizendo alguma coisa que precisa ser feita e em muitos casos na corrida para ter uma condição de vida as pessoas não se envolvem muito com o público no tocante as reivindicações por um serviço público de qualidade e que atenda as demanda da sociedade
Portanto as características mais marcantes: cidadão visto como cliente dos serviços, mas participação da sociedade organizada nos conselhos municipais, gestão orçamentária participativa no município de Aracaju. Por estes pontos fica detectado que a tipologia dominante é a

Relacionados