analisessss

304 palavras 2 páginas
Analise Vertical. Análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma ideia da representação de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base.
A análise vertical é uma das técnicas mais simples e também mais completa para análise do balanço. É importante começar esta analise pelos principais grupos. (Circulante, permanente e Realizável L. prazo) e ó só depois ver cada conta isoladamente.
Estrutura de capital.
Umas das utilidades da analise vertical é a de permitir a montagem da Estrutura de Capital de qualquer empresa.
Analise Horizontal.
A análise horizontal aponta o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise vertical compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período.
Alguns aspectos detectados pelas analises horizontal e vertical são:
-se há um problema em um único ano, ou um problema de todo o ramo de atividade.
-as vendas subiram e a empresa é lucrativa, então por que as margens brutas caíram?
A análise horizontal e vertical ajuda a desenvolver estas questões, mas, desafortunadamente, raramente fornece as respostas.
A análise financeira utiliza a informação contida nos demonstrativos financeiros ou contábeis da entidade, as ferramentas primarias para análise financeira são os índices financeiros.
Quando se analisam demonstrações financeiras, a primeira tarefa é determinar que informação se procura, dedica- se ao cálculo dos índices, de modo a avaliar o desempenho passado, presente e projetado da empresa, seja comparado com os padrões do ramo em que atua, seja em uma análise de serie temporal.
Permitem a inter-relação entre várias contas das demonstrações financeiras da empresa, facilitando que esta seja analisada sob vários ângulos.

Relacionados