Analiseprojeto

21829 palavras 88 páginas
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais

1

FEG.0652 - Análise e Projeto de Sistemas de Controle

1. Introdução
Sistemas de Controle é uma área da engenharia que procura desenvolver e aplicar dispositivos e tecnologias para “controlar” sistemas cujos comportamentos comportam são muitas vezes poucos conhecidos. Por “controlar” entende-se atuar sobre um sistema tal que o mesmo produza uma resposta adequada ou apresente um comportamento próximo das especificações desejadas.
Para isto é recomendável que os sistemas a controlar, as plantas, tenham seu comportamento com dinâmico conhecido e preferencialmente se disponha de um conjunto de equações matemáticas que representem seu comportamento, o modelo matemático.
Entretanto estes modelos são muitas vezes aproximações do sistema real cujos parâmetros incluem grandes gra incertezas.. O desafio do engenheiro de controle é atender as especificações de desempenho do sistema completo mesmo nestas situações de incerteza.
Uma das discussões mais pertinentes do ensino deste assunto refere-se refere se ao chamado “Theory/Practice Gap”, ou a distância entre a teoria e a prática.
Com o advento dos softwares CACSD – “Computer-Aided
Aided Control Systems Design” como o Matlab®, este gap foi reduzido e é largamente utilizado até mesmo nos cursos introdutórios de controle
Assim, o objetivo geral desta desta disciplina é apresentar as principais características de sistemas de controle e aplicar métodos de projeto e análise de desempenho de controladores de processos industriais, á luz da teoria de controle clássico.. Serão utilizadas ferramentas de simulação simulação computacional com a finalidade de reduzir o esforço matemático necessário ao entendimento do assunto. assunto Outras tecnologias de controle foram desenvolvidas buscando melhores desempenhos. Dentre elas podem ser citadas a Lógica Fuzzy,, as Redes Neurais e os Algoritmos
Al
Genéticos.

Relacionados

  • desenv. dir. mod
    12314 palavras | 50 páginas