AnaliseHieraquica

4387 palavras 18 páginas
44

Inicialmente são feitas algumas considerações sobre os métodos de tomada de decisões e a seguir apresenta-se o método de análise hierárquica.







































































































A seleção de uma área para a construção de uma barragem de rejeitos é um processo de avaliação que abrange uma grande quantidade de variáveis (ver Tabela 13), necessitando de um método que estruture o problema e facilite sua visualização. A utilização de um método multicriterial de auxílio à tomada de decisão se justifica pelo fato de considerar critérios quantitativos e qualitativos simultaneamente na análise e ao mesmo tempo incorporar a experiência e a preferência dos tomadores de decisão. Assim, a escolha será bastante consistente e confiável (Lisboa 2002).

Clemen (1991) considera que o propósito da análise de decisão é ajudar o tomador de decisões a pensar sistematicamente a respeito de grandes problemas e melhorar a qualidade das decisões, sendo que há quatro fontes de fatores que dificultam a tomada de decisão:

x Complexidade do problema x Incertezas que envolvem as circunstâncias x Tratar vários objetivos num mesmo problema x Uma ou várias perspectivas que conduzam a conclusões adversas (o resultado não é sistematicamente o mesmo)

Para Baasch (1995), nos processos multicriteriais existe um tomador de decisões (ou vários), que toma a decisão e opera segundo um esquema seqüencial de fases, que não é estático e nem linear, que pressupõe realimentações, revisões e formulações no decorrer do processo. As etapas básicas do processo de tomada de decisões seriam:

x Definição das ações potenciais ou desejáveis a serem analisadas x Formulação dos critérios de análise x Avaliação das ações com base em cada critério x Agregação final.

45

Para Pomeranz (1992), um método multicriterial é definido pelas seguintes etapas:

x Formulação de alternativas
x

Relacionados