AnalisedofilmeFRANKESTEIN

2644 palavras 11 páginas
Cinema Mundial I
Professor: Flávio Kactuz

Grupo: Gustavo de Andrade Letícia Torres Mariana Pantaleão

Análise do filme “Frankestein” ­ 1931
(gênero: Terror) “O Sr. Carl Laemmle acha que seria indelicado apresentar este filme sem uma palavra amiga de advertência. Estamos prestes a expor a história de Frankenstein, um homem da ciência que procurou criar um ser a sua própria imagem, sem prestar contas a Deus.
… um dos contos mais estranhos jamais contado. E trata de dois grandes mistérios da criação: vida e morte. Acho que os emocionará. Poderá chocá­los. E até horrorizá­los. Se um de vocês não quiser sujeitar seus nervos a tal tensão, agora é sua chance de... bem, nos avisamos.”
(prólogo de inicio do filme Frankestein­1931)
.

● Por que este filme?
A partir do gênero escolhido, alguns filmes foram vistos e diante dos clássicos

cinematográficos de terror, o que mais chamou a atenção foi
Frankestein (1931). Os motivos desta escolha tem como base a influência estética do longa, o grande sucesso alcançado na época de lançamento e o fato de se constituir como narrativa clássica, que seguem características típicas de Hollywood e criadas por Griffith. 1­ O filme é uma adaptação do romance de 1818 escrito por Mary Shelley, mas a influência mais direta foi a versão teatral da história de 1927 de Peggy Webling, intitulada
Frankestein:
uma aventura ao macabro
;
2­ Tem como grande inspiração o expressionismo alemão, tendo em vista cenário, luz e atuação; 3­ Personagens e padrões típicos da narrativa do cinema clássico norte­americano.

● Momento Histórico
Segundo dados do site IMDB, o filme é uma produção pós quebra da bolsa de Nova York

(1929). Em 1931, a Universal

Relacionados