AnalisedeValorAgregado 1

809 palavras 4 páginas
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
DISCIPLINA: GERÊNCIA DE PROJETOS
PROFESSOR(A): MONALESSA PERINI BARCELLOS

E-MAIL: MONALESSA@INF.UFES.BR

Introdução à Análise de Valor Agregado – EVA
A análise de valor agregado é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada no gerenciamento de projetos. Nesse contexto, consiste em analisar o desempenho do projeto considerando três dimensões: tempo, custo e trabalho (escopo).
De forma resumida, significa analisar três curvas de desempenho. Uma curva representa o valor planejado para o projeto (dado pelo custo previsto para o projeto em sua baseline). Outra curva representa o valor planejado para o projeto para o trabalho a ser realizado até um dado momento
(dado pelo custo previsto para o projeto até aquele momento). A terceira curva representa o valor real do trabalho realizado para o projeto naquele dado momento (dado pelo custo real do projeto naquele momento). Variáveis para cálculo do Valor Agregado:
a)

Custo Orçado do Trabalho Agendado (COTA) ou Planned Value (PV): é o custo planejado para o trabalho que deve ser realizado até um dado momento do projeto em sua baseline.

b) Custo Orçado do Trabalho Realizado (COTR) ou Earned Value (EV): é o custo planejado para o trabalho realizado até o momento.
c)

Custo Real do Trabalho Realizado (CRTR) ou Actual Cost (AC): é o custo real para o trabalho realizado até o momento.

Principais Indicadores da Análise de Valor Agregado
a)

Schedule Performance Index (SPI) ou Schedule Variance (SV): representa o percentual de cumprimento do cronograma. Um projeto que cumpre exatamente os prazos planejados apresenta um índice de 100%. Pode ser entendido como a velocidade relativa ao previsto que o projeto está sendo executado. Por isso, se este índice for menor que 100%, o projeto está atrasado. É dado por SPI = COTR/COTA (ou SPI = EV/PV).

b) Cost Performance Index (CPI) ou Cost Variance (CV): representa o percentual de cumprimento dos custos. É o custo total efetivo contra o

Relacionados