analise

Páginas: 7 (1598 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SUMÁRIO
1-Resumo...............................................................
2-Introdução.............................................................
3-Método.................................................................
4-Procedimentos.....................................................
5- Resultados e Discussão..................................6-Bibliografia...........................................................
7-Anexos................................................................






RESUMO
Psicologia analítica comportamental: Sniffy e o comportamento controlado por reforço positivo
A aprendizagem é um processo que estabelece comportamentos através das interações com o ambiente. Das várias perspectivas teóricas que estudam ocomportamento humano, dentre as quais se destaca o Behaviorismo. Este trabalho girou em torno do objetivo inicial analisar o sujeito experimental, nas fases Nível Operante, CRF e Extinção, utilizando o software Sniffy pro- o rato virtual que tem como proposta simular ação de um rato real na gaiola que é uma imitação da caixa de Skinner. Durante as fases de manipulação observamos que há variabilidade decomportamento, havendo efeito usando o estimulo reforçador para que o sujeito experimental tivesse o comportamento de pressionar a barra. A análise do comportamento é uma ciência bastante material, para desenvolver trabalhos com ela é então necessário uma série de procedimentos experimentais, para os quais normalmente utiliza-se um sujeito a ser condicionado, no caso o rato albino Sniffy, que porser gerado por software nos proporcionou melhor experiência com os conceitos, pois o software exibe as ações que estão sendo executadas e o sujeito do experimento responde com mais rapidez, se comparado a um experimento com um rato real, segundo os teóricos.



INTRODUÇÃO
Esse trabalho se trata de uma experiência realizada com um software Snifyy-pro 2.0 o rato virtual, onde a atividade consisteem estimular o rato através de uma variável (oferecendo alimento), gerando no animal um reforço no comportamento.
O programa foi feito de uma forma que o rato virtual tivesse muita semelhança ao rato real, há varias vantagens utilizando esse software: respeito aos direitos dos animais, menos gastos quanto ao cuidado, alimentação com o rato real e mais rapidez para a experiência. Esse software émuito utilizado em cursos de psicologia com experimentação, é uma simulação do que seria na caixa de Skinner, os dados serão relatados dentro das experiências feitas como: Nível operante, CRF e extinção. Por meio desta experiência foi possível aprender conceitos de psicologia experimental, onde não precisamos de grandes deslocamentos para conseguir manipular as variáveis com o programa do ratovirtual.
Para a experiência realizada com o software, o condicionamento operante segundo MATOS, 2002, é uma forma de observar o comportamento do sujeito sem que antes passe por qualquer manipulação.
O registro do nível operante consiste em se observar e anotar a freqüência com que um organismo emite um ou mais comportamentos (Matos, 2005, p. 105)
.
È uma forma de aprendizagem associativa onde oexperimentador vai manipular as variáveis. Posteriormente após realizar as praticas de modelagem e de reforçamento contínuo, você terá em mãos dados suficientes para comparar o desempenho de seu sujeito antes e depois e sua intervenção experimental.
Um dos primeiros estudos referentes ao condicionamento operante foi feito por Thorndike. Esse estudo introduziu o método experimental na investigaçãodo comportamento animal na resolução de problemas, tentava também explicar tais comportamentos em termos de associações entre estímulos e resposta, e as mudanças ocasionadas no comportamento. Em seus experimentos, Thorndike usou alguns animais (preferencialmente gatos).
Nos seus experimentos Skinner assim como o rato, utilizou também interessantes pesquisas comportamentais com pombos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Em analise
  • Analise
  • Analise
  • Analise
  • analise
  • analise
  • Analise
  • Análise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!