Analise e comparação da tese de mestrado de Maria Luiza Garitano de Castro.

428 palavras 2 páginas
Analise e comparação da tese de mestrado de Maria Luiza Garitano de Castro com os professores observados no período de estágio.
Neste texto a autora faz uma discussão sobre o que seria o bom professor, partindo de uma análise histórica da educação ela constrói uma linha do tempo sobre como a educação foi evoluindo e se moldando através do pensadores e políticos que interferiam e adaptavam a forma de ensinar conteúdos, quais conteúdos ensinar e a população para quem esse conhecimento seria ofertado.
E com a evolução da educação se tornou necessário também que o profissional educador se desenvolvesse, começando pelos Jesuítas e chegando até os dias de hoje cada adaptação que a educação sofria trazia consigo uma mudança na forma de trabalhar do educador e na formação dos futuros educadores.
Maria Luiza traz citações de estudiosos da área da educação que falam sobre como o professor atualmente enxerga sua profissão, quais as novas dificuldades que ele enfrenta em sala de aula ( como críticas e desafios por parte dos alunos) que não ocorriam antes. O mundo está em constante mudança e com isso a forma de agir, de pensar e de se relacionar das pessoas também mudam, a alguns anos atrás o professor era a autoridade máxima, temido e respeitado por seus alunos, atualmente o professor não ocupa mais esta posição, antigamente a família era a encarregada da educação não formal e a escola da transmissão do conhecimento cientifico e cultural porém não é isso que vemos hoje em dia no ambiente escolar.
Considerando a definição de um bom professor de Cunha (1986), citado no texto, todos os professores com quem realizei horas de estágio são bons professores. Alguns controlam a sala de forma mais autoritária, outros de forma mais amigável, porem todos demonstram domínio do conteúdo, controle da sala de aula e se mostram disponíveis e acessíveis a seus alunos.
Cada professor tem sua forma de ensinar e se relacionar com a sala, considerando as informações contidas no texto para mim

Relacionados