Analise a estrat gica da Sadia e da Perdig o

446 palavras 2 páginas
Analise a estratégica da Sadia e da Perdigão, e explique como pode ser classificada a estratégia.

A partir de meados de outubro de 2008 o mundo vem sofrendo consequências de uma crise global financeira que afetou diversas empresas de vários países. Essa crise iniciou-se no mercado imobiliário norte-americano e expandiu-se para outros setores da economia. Diversas empresas tiveram seus resultados afetados, seja através de redução em vendas ou variações cambiais nas exportações. E algumas delas, iniciaram processos de negociações ou combinação de negócios visando melhorar seus resultados através de expansão ou ate mesmo conseguir manter-se economicamente viáveis para seus investidores.
(http://www.ihu.unisinos.br/noticias/500801-origem-causas-e-impacto-da-crise)

TIPOS DE ESTRATÉGIAS OBSERVADAS
Foi no contexto acima que a Sadia se enquadra, numa forte queda, teve parte de seu patrimônio afetado por perda cambial e passiva. Por uma questão de sobrevivência, ela se incorporou a Perdigão. A Perdigão, por sua vez, tendo como objetivo se tornar umas das maiores empresas do país, optou por incorporar sua principal concorrente, aproveitando da estrutura da Sadia no exterior que é muito maior, além de vislumbrar a possibilidade de redução de custos na estrutura das empresas.
A estratégia utilizada pela Sadia foi a “Estratégia de sobrevivência” quando não existir alternativa para a mesma, ou seja, apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada com muitas dificuldades ou quando apresentam péssimas perspectivas.

A estratégia usada pela Perdição é de “Estratégia de crescimento”, mais precisamente a “Estratégia de expansão”. A decisão em investir na expansão é mais comum que na diversificação, pois esta última envolve uma mudança mais radical dos produtos, e dos seus usos atuais, enquanto a expansão aproveita uma situação de sinergia potencial muito forte.

Outra estratégia observada por mim é o “desenvolvimento financeiro”: união de duas ou mais empresas

Relacionados