Analise trajetoria de joão romão e jeronimo de o coriço de aluizio azevedo

457 palavras 2 páginas
Analise sobre a trajetória de João Romão e Jerônimo no romance “O cortiço” de
Aluizio Azevedo.

No decorrer da história, João Romão aparenta ser um homem mesquinho e ganancioso, através do trabalho sem fim de Bertoleza, escrava e amasiada de João, ele ergue o cortiço, seleciona seus inquilinos e tira de uma pedreira o Maximo possível dos lucros. João Romão não pensa duas vezes em ganhar ou se apropriar do que é alheio, rouba na medida, engana freguesia e paga mal seus empregados.
Sujeito determinado a ser maior ou tão melhor quanto seu vizinho o Miranda, inveja sua vida e quer tê-la a todo custo.
Homem sem menor escrúpulos, faz de tudo pra ser rico e não se importa em passar por cima das pessoas, seu único objetivo é deixar de ser miserável e ser reconhecido pela alta sociedade.
Quanto a Jerônimo, português sério, bom marido e pai, dedicado a sua família e tanto quanto a sua pátria e muito trabalhador, vive em paz com a esposa portuguesa Piedade, passa a morar no cortiço após ser contratado por João Romão para comandar a pedreira.
Com o tempo a história desses dois homens se transforma, João Romão passa a andar mais asseado e dispensa gastos com a família do Miranda, principalmente com a filha do Miranda, a Zulmira, a quem pretende esposar.
Este andava sempre com as melhores roupas para impressionar a família da moça, desprezava seu cortiço pelo fato daquelas pessoas apenas viverem para o dia sem pestanejar o amanhã.
Quanto a Jerônimo, virou a cabeça para o lado de Rita Baiana, entregue a uma sedução vinda de Rita, Jerônimo joga tudo para o alto, o trabalho, a família e o dinheiro.
Para um homem de economias, Jerônimo passou a fazer as vontades da Baiana e mesmo sabendo que aquilo poderia desgraçá-lo seu maior medo era o de perdê-la.
Passou a beber e a fumar, deixou de lado os costumes da terra amada, Portugal, para viver a vida abrasileirada que o arrebatou.
Para isso tudo Jerônimo foi capaz do impensável, matou Firmo, o amante de Rita, abandonou

Relacionados