Analise testual macroeconomia, oliver blanchard

580 palavras 3 páginas
Analise textual
Livro : Macroeconomia 5º edição ( Cap. 2) , Oliver Blanchard ;
Introdução
A macroeconomia estuda a economia como um todo analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados como renda e produtos nacionais, nível de inflação desemprego etc. Que servem para analisar e ter uma visão geral das questões que afetam a economia. Através da macroeconomia podemos descrever sua evolução o índice de desenvolvimento do produto criando através de estudos e analise , possíveis soluções econômicas.
Desenvolvimento
Ao estudar uma economia os economistas estudam três variáveis : O produto , a taxa de desemprego e a inflação . O produto nacional que é estudado em uma atividade agregada em forma de sistema contábil, esse sistema de produto agregado é fundamental para calcular o produto interno bruto(PIB) que é caracterizado pelo total de valores contabilizados a partir dos bens e serviços produzidos em um certo período, ele é um fatos bastante aplicado nas análises sócio econômicas com o fim de mensurar o nível de desenvolvimento de determinadas localidades .
A definição de emprego são pessoas que estão exercendo uma profissão remunerada , o desemprego é o numero de pessoas que não tem trabalho e estão a procura de um. O calculo da taxa de desemprego é um pouco mais difícil ,pois tendo em vista que existem pessoas desempregadas e remuneradas ( aposentadoria,seguro desemprego) segundo o autor Oliver Blanchard o desemprego preocupa os economistas por dois motivos . O primeiro é seu efeito direto sobre o bem-estar, o segundo é porque sinaliza que a economia pode não estar usando alguns de seus recursos de maneira eficiente.
A taxa de desemprego muito elevada pode provocar uma recesso na economia e gerar uma crise como é o caso da Europa que teve um baixo crescimento do produto acompanhando com uma elevada taxa de desemprego. A inflação (ou nível de preço) é uma elevação do nível geral dos preços que influencia na demanda dos produtos consumido , a

Relacionados