analise sobre o filme a onda

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014

ANÁLISE SOBRE O FILME A ONDA - DIE WELLE DE DENNIS GANSEL

Priscilla de Castro Ribeiro1

Dennis Gansel nasceu em Hannover, Alemanha, em 1973 e estudou na Universidade Munich Film School HFF. Começou sua carreira como ator antes de se dedicar a direção, o filme A Onda é seu terceiro.Previamente realizou trabalhos como Garotas procuram... (Mädchen, mädchen, 2001), Napola, antes da queda (Napola, Elite für den Führer, 2004) e As Damas da Noite (We are the Nigth, 2010). Sua abordagem em relação aos jovens tem sido recorrente em sua carreira e trabalhos.
O diretor procura mostrar no filme A Onda, como um modelo de autocracia funcionaria nos dias de hoje, se é que isso seria possível. Ofilme é baseado no livro homônimo Die Welle (1981) escrito por Todd Strasser, que por sua vez se baseia no ensaio The Third Wave, (1972), escrito por Ron Jones, professor da escola Cubberley High, na Califórnia. Ron Jones conta em seu ensaio, os detalhes de uma experiência que realizou com seus alunos de ensino médio. A primeira versão feita para os cinemas foi americana, porém não alcançou tantanotoriedade, quanto à versão alemã do filme.
O filme se inicia em um dia normal de aula, onde o personagem Rainer Wenger, professor de uma escola de ensino médio na Alemanha, é chamado junto à coordenação e lhe é proposto que forme uma turma sobre autocracia com seus alunos. O professor fica um pouco decepcionado, pois não tinha interesse pelo tema e sim pelas anarquias, outro modelo de governo.O objetivo pedagógico era que os alunos aprendessem sobre os diferentes tipos de governo que já existiram ou ainda existem.
Wenger tem uma ideia diferente de como suscitar o interesse de seus alunos sobre o tema. Tendo a Alemanha, vivido uma autocracia no passado (Nazismo), ele explica aos alunos o que seria uma ditadura e pergunta se isso seria possível nos dias de hoje. Se hoje conseguiríamosconviver com um modelo nazista, igual ao do passado. Surgem diferentes respostas dos alunos, tanto positivas quanto negativas nesse aspecto. Um intervalo é dado e ao retornarem a sala, as carteiras já estavam posicionadas de outro jeito. Nesse momento, o professor sugere que eles elejam um líder. O escolhido deveria ser respeitado e sua vontade acatada sob qualquer hipóse. Ninguém poderiadiscordar dele e deveriam obedece-lo incondicionalmente. O escolhido pela turma acaba sendo o próprio professor, Sr. Wegner, era como seria chamado a partir de agora.
Como primeira medida de “governo” Rainer impõe que todos devem marchar na sala para mostrar o poder e a união de um grupo. A segunda medida determinada foi usar uma blusa na cor branca, para serem identificados por todos. Quem usasse umacor diferente seria discriminado e ficaria excluído do grupo. E assim seguem os procedimentos que iriam fundamentar A Onda.
Todo tipo de governo precisa de um nome, portanto eles deveriam escolher um que achassem adequado e depois divulgar o nome que escolheram, bem semelhante às organizações partidárias comunistas e fascistas. Os alunos escolhem o nome A Onda, sem muitas explicações o professor seagrada do nome e pede que eles desenhem em seguida um logo para representa-lo. O próximo passo seria criar uma saudação para que os componentes do grupo pudessem se identificar em outros lugares, assim como saudarem uns aos outros e ao seu líder. O movimento de uma onda feito com o braço é sugerido e acatado pelo professor. Os alunos fazem divulgação do que criaram usando panfletos e bottons, nãosó dentro da escola como em bares, em muros da cidade, para pessoas na rua, carros etc. Muros são pichados com o símbolo, inclusive o da prefeitura. Brigas e discussões, assim como discriminações contra quem não fizesse parte da Onda começaram a acontecer de maneira recorrente dentro da escola, os alunos estavam realmente comprometidos e entregues ao que lhes tinha sido proposto.
A proposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise sobre o filme a onda
  • analise di filme a onda
  • analise do filme a onda
  • Análise do filme a onda
  • Analise do filme A ONDA
  • Análise do filme a onda
  • Análise Filme A Onda
  • resenha sobre o filme a onda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!