Analise semiótica embalagem johnson’s®

1828 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

No dia 04 de abril de 2011 visitamos algumas farmácias e supermercados, na cidade de Caxias do Sul, nosso objetivo foi procurar pacotes de fraldas Johnson’s®, nosso intuito era fazer a análise semiótica desta embalagem.
Após percorrer praticamente toda a extensão dos locais visitados podemos perceber que hoje existe uma variedade muito grande de fraldas nos mercados, hipermercados e farmácias da região e que as fraldas Johnson’s ® não são vendidas em alguns estabelecimentos. Conseguimos encontrar a fralda objeto deste estudo, somente na farmácia Medianeira e existiam poucas unidades na prateleira. Este sem dúvida é um gênero que se destacou nas farmácias e mercados nos anos 80, hoje já não é tão popular, pois novas fraldas foram lançadas e com preços mais atraentes. Selecionamos este produto do frabicante Johnson& Johnson por ser um produto que ainda se destaca pela confiança que conquistou e que representa uma marca que como diz em sua filosofia esta: “A vida inteira com você”.

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS DA ANÁLISE

Segundo Peirce, o homem significa tudo o que o cerca numa concepção triádica, e são nestes postos que toda sua teoria se baseia. Peirce descreveu três categorias universais de toda a experiência e pensamento: Qualidade, Relação e Representação; hoje conhecemos como Quali-signo, Sin-signo e Legi-signo ou Primeiridade, Segundidade e Terceiridade respectivamente. Portanto, baseado na teoria de Peirce, iremos analisar a embalagem da fralda JOHNSON´S® baby Hora do Sono conforme as três categorias.

RELAÇÃO DO SIGNO COM ELE MESMO

Quanto aos aspectos qualitativos sensórios, em primeiridade o rótulo frontal da embalagem – aquele é imediatamente visível ao olho do consumidor – transmite sensação de conforto, tranqüilidade e relaxamento. Sua cor roxa predominante trás a sensação de sonhos, imaginação, energia e confiabilidade elementos que tornam a embalagem atraente aos olhares do público.
No que se refere à secundidade,

Relacionados

  • Semiótica aplicada em análise de linguagem publicitária
    1609 palavras | 7 páginas
  • Estudos de marca e aplicações no design de interiores
    24581 palavras | 99 páginas
  • MULHER ONLINE: UMA ANÁLISE DE TEMAS PUBLICADOS EM SITES DESTINADOS À MULHER, NO BRASIL
    33609 palavras | 135 páginas