Analise Semiotica

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013


PROPAGANDAS PÓS MODERNAS



(Bombril)

A propaganda "Mulheres evoluídas" da marca Bombril, estrelada pela comediante Dani Calabresa pode se encaixar nos conceitos de pós modernismo por mostrar o novo, o diferente, quebrando barreiras sólidas dp passado. Na Sociedade Moderna, as pessoas tinham funções a desempenhar perante à sociedade . Já na Pós Modernidade, as pessoas interpretamfunções variadas, adequando o seu comportamento ao que está acontecendo. Isso pode ser visto na propaganda do Bombril, pois a mulher saí daquele modo "dona de casa" e aborda um lado mais agressivo, querendo chamar a atenção do sexo oposto. Além disso, houve a mudança do estilo da propaganda Bombril.
As convencionais propagandas apresentavam um fundo preto, uma bancada com os produtos e o"garoto propaganda da marca", Carlos Moreno, dialogando com as donas de casa, de forma engraçada e carinhosa. Já nessa nova fase da Bombril, mantiveram a bancada, mudou o fundo preto para um branco, mas a principal mudança e a mais perceptível foi a participação feminina.
O que faz com que esse comercial seja pós moderno é o fato de que, além de surpreender os telespectadores com a ausência de CarlosMoreno falando com mulheres, aparece uma mulher, vestida de Coronel, falando grosso e ela não está mais falando para as donas de casa. Ela começa a falar com os homens, que deixam suas mulheres fazendo todos os serviços da casa.
Ela apresenta todos os produtos Bombril ao homem e diz que quer o chão limpo e que quem manda na casa é ela. Isso é uma quebra dos paradigmas machistas, em que,segundoa sociedade moderna, a mulher tinha que cuidar da casa,dos filhos e do marido(sua função perante à sociedade) e entra algo novo que é a mulher mandando na família,mostrando um lado mais feminista(adequando o seu comportamento ao que está acontecendo, com o mundo em que está vivendo)



(MTV)

Desliga a televisão e vá ler um livro
“Desliga a televisão e vá ler um livro” é uma antigavinheta da MTV que tem como tema o incentivo a leitura de livros, mas principalmente uma forma de ataque a televisão que é um meio que aliena o homem pós moderno, aliena suas criticas , seus ideais , suas crenças , pensamentos e visões.
Essa alienação faz com que não saibamos mais o que é fictício e o que é real.A novela é um exemplo disso , acabamos vivendo com mais intensidade os problemas dospersonagens do que nossos próprios problemas . Isso explica a capacidade que a novela tem de mobilizar a imaginação das pessoas.
Ficamos satisfeitos com aquilo que passa na TV e com os comentários de “especialistas” e acabamos esquecendo tão rápido dos assuntos e logo outro já nos chama a atenção.
A TV ela também desencadeia o problema da crise de identidade nós tornamos pessoas incertas, frágeis efragmentadas. Esse meio de comunicação de massa impõe regras para vivermos e se não segui-las nos sentiremos excluídos da sociedade.
Por todos esses motivos é que a vinheta da MTV deixa a dica para seus telespectadores de irem ler livros que são instrumentos de cultura com muito mais conteúdo intelectual que nos permite maior imaginação e desenvolvimento dos pensamentos(Gillette)

Conforme o homem das cavernas olha o homem pós-moderno ele tenta se encaixar em uma indentidade que não é dele, imitando assim o outro homem para se encaixar dentro da sociedade e consequentemente atrair as mulheres, e acaba dando certo pois ele acaba chamando a atenção de uma mulher, pois ele acabou se tornando um homem pós-moderno ou seja sem uma identidade única e sim com uma identidadeuniversal.
Portanto o Eu dele não é centrado, torna-se assim unificado, com isso ele acaba virando um sujeito pós-moderno para tentar se encaixar em um grupo, pegando as características positivas de um homem pós-moderno e se moldando para conseguir entrar em um grupo.
Sua identidade é universal que se massifica graças ao consumo, pois ele se inspira em outro homem para se tornar parecido e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Semiótica
  • Análise Semiótica
  • Analise semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise semiotica
  • Análise Semiótica
  • Análise Semiotica
  • Análise de Semiótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!