Analise Semiotica do Poster da Terceira Temporada da Serie Televisiva Game of Thrones

2194 palavras 9 páginas
Análise Semiótica do Pôster da Terceira Temporada da Série Televisiva Game of Thrones1
Raquel Lopes Cataldi 2
Francisco Paoliello Pimenta 3
Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo: Este artigo propõe fazer uma análise dos signos presentes em um pôster da terceira temporada da série de TV Game of Thrones, a partir da minha mente interpretadora, aplicando conceitos semióticos. A análise incluirá os quali signos, sin signos e legi signos presentes no pôster, suas respectivas relações icônicas, indiciais e simbólicas e também os possíveis efeitos interpretantes.

Palavras-chave: Game of Thrones; Semiótica; Mente interpretadora;

INTRODUÇÃO
O ser humano possui a necessidade de reproduzir e relatar tudo que faz parte do ambiente em que vive. Contudo, a reprodução exata dessas coisas não é algo possível, o que levou à criação dos signos, que são elementos capazes de representar tudo o que existe sem que se use o objeto real de fato (conhecido na semiótica como objeto dinâmico). De acordo com Charles Peirce (1996), “o signo é aquilo que substitui o objeto em nossa mente” e “semiótica é a doutrina formal dos signos”.
“Um signo ou representâmen, é aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para alguém. Dirige-se a alguém, isto é, cria na mente dessa pessoa um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido. Ao signo assim criado denomino interpretante do primeiro signo. O signo representa alguma coisa, seu objeto. Representa esse objeto não em todos os seus aspectos, mas com referência a um tipo de idéia que eu, por vezes, denominei fundamento do representâmen” (PEIRCE, 2005, p. 46)

Segundo a semiótica de Pierce, processo que acontece na mente, ao se deparar com as imagens, acontece da seguinte forma: primeiramente tem-se apenas qualidade (formas, cores, texturas), em seguida, é feita relação com alguma coisa que já se conhece e, então, tem-se a interpretação, em que a mente já consegue explicar o que captou. Essas etapas foram denominadas por

Relacionados