Analise Qualitativa - Relatorio 3

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2013


Análise Qualitativa
Relatório 3

Nome: Juliana F. Braga
Turma: E1
Professor: Juber


Belo Horizonte, 06 de setembro de 2013.
Relatório 1 – Identificação de cátions do grupo I (Pb2+, Ag+ e Hg2+)
1- INTRODUÇÃO
A Química Analítica é a parte da Química que estuda os princípios e métodos teóricos da análise química que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. Seus objetivospráticos consistem na determinação da composição química das espécies (elementos e/ou compostos) presentes em uma amostra. A Química Analítica compreende a Análise Qualitativa e a Análise Quantitativa.
a) Análise qualitativa: utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra. Neste caso, não se está interessado na quantidade de cada substância na amostra, masapenas saber se certas substâncias estão presentes ou ausentes. Seus resultados são expressos em palavras e símbolos.
b) Análise quantitativa: pretende-se determinar a quantidade de uma ou mais espécies químicas. Seus resultados são expressos em valores numéricos com indicação do que estes números representam.
Estudos envolvendo análise qualitativa são importantes porque nos possibilitam revere aplicar conceitos relacionados com reações de precipitação, reações ácido-base, reações de oxidação-redução e reações de formação de complexos, que são utilizadas para separar e identificar as espécies químicas. Além disso, nos faz compreender como podemos resolver um problema analítico através de técnicas de separação e detecção, utilizando os esquemas qualitativos de análise.
Nessa prática,usamos técnicas analíticas para identificar cátions do Grupo I. São eles: Mercúrio (Hg2+), Cobre (Cu2+), Cádmio (Cd2+) e Bismuto (Bi3+).
- Mercúrio (Hg2+): Seu principal minério é o sulfeto de mercúrio, HgS, que pode ser decomposto nos seus elementos. O mercúrio é usado em termômetros, barômetros, em outros equipamentos científicos e em amálgama dentário. O elemento é menos reativo que zinco ecádmio e não desloca o hidrogênio de ácidos fracos.
Cobre (Cu2+): É encontrado principalmente na forma de calcopirita CuFeS2, este mineral apresenta um teor mais alto do metal, além de ser um dos metais que podem ser encontrados em estado elementar. A utilização do cobre é bastante ampla sendo difundida em vários segmentos industriais. Entre eles: utensílios de cozinha, condutores elétricos,equipamentos e ligas metálicas.
- Cádmio (Cd2+): Encontrado principalmente no minério calamita. O cádmio é usado como agente de luminescência colorida em tubos de imagem de televisores, fabricação de ligas níquel/cádmio para baterias recarregáveis, ligas com baixo ponto de fusão para soldagem, ligas de cádmio com telúrio são utilizadas na fabricação de células fotovoltaicas é utilizado como pigmentocorantes.
- Bismuto (Bi3+): O bismuto é um metal quebradiço, de coloração prata esbranquiçada (embora sua superfície possa apresentar uma coloração levemente rósea), de baixo ponto de fusão e que reage com o oxigênio somente a temperaturas elevadas. Na natureza, o bismuto é encontrado principalmente nos minerais bismutinita (Bi2S3) e bismita (Bi2O3). Na forma nativa, ocorre em pequenas quantidadesas­sociado aos minérios de prata, zinco e chumbo. é principalmente empregado na obtenção de produtos químicos, farmacêuticos, ligas de baixo ponto de fusão, produtos eletrônicos, cerâmicas, cosméticos (BiOCl é utilizado como pigmento em batons, blush etc.), armamentos, fusíveis, suporte para lentes ópticas e revestimentos de tanques combustíveis.
2-OBJETIVO
Escrever as equações que descrevem asreações químicas observadas, assim como os tipos de equilíbrios envolvidos, para os cátions do grupo IIA. Identificar os reagentes seletivos para cada cátion e as características físicas de cada produto formado.
3-PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS
Tubos de ensaios, conta-gotas, centrífuga, chapa de aquecimento e os seguintes reagentes:
Hg(NO3)2 (0,25 mol/L);
CuSO4 (0,25 mol/L);...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Análises Qualitativas Ânions
  • Relatório de análise qualitativa
  • Relatório Análise Qualitativa
  • pré relatório análise qualitativa de biomoléculas
  • Pré-relatório de Analise qualitativa de biomoléculas
  • ANALISE QUALITATIVA RELATORIO AULA PRATICA
  • Relatório química analítica análise qualitativa de cátions
  • Parte 3 E 4 Relatorio De Analise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!