Analise poltica do portal UOL

1553 palavras 7 páginas
Ao anarlisamos o portal UOL, percebe-se que sua página inicial é cheia de conteúdos referente a todos assuntos presentes no site, isso faz com que o usuário tenha que passar por todo o material produzido pelas demais editorias para chegar ao desejado. Desta maneira, o internauta se familiariza com o site.
O UOL possui ferramentas de compartilhamento de conteúdo para redes sociais, afim de maior divulgação do portal. Facebook, twitter, entre outros tem seu espaço para que as notícias do site possam ser discutidas e até mesmo por não usuários, já que será exibidas em outros meios, logo será mais visualizada, ocorrendo a articulação da esfera pública.
Segundo Habermas, no texto elaborado por Brittes “a internet é, ao mesmo tempo, parte do espaço público e parte da esfera pública, vista nos termos de Habermas. Nas páginas da web e outros espaços da Rede das redes, há um intenso e aberto processo de socialização política e ideológica. Simultaneamente, há ainda limitações consideráveis à proeminente contribuição da Internet nas deliberações sobre questões públicas.
Nos textos retirados do Uol, vemos que a internet é parte do espaço público, pois permite a interatividade entre os leitores do portal, além de permitir o direito de omitir opiniões e debates sobre as políticas públicas, ampliando deste jeito o conhecimento dos demais, o que acaba por deixar todos usuários que fizeram a leitura da página, mais informados e instigados com o assunto.
A internet integra o espaço público, a partir do momento em que ocorre uma publicação referente ao governo, a mesma pode repercutir de maneira positiva ou negativa. Como é o caso da matéria 1, que analisa-se que depois de ter anunciado que todos os estudantes que chegassem a última etapa de seleção do ciência sem fronteiras ganhariam bolsas, a presidente anunciou que vai usar o fator renda como critério de seleção. Esta estava entre uma das promessas para o segundo mandato de Dilma, porém isso começa a vigorar a partir desse ano

Relacionados

  • Processos Administrativos
    6523 palavras | 27 páginas
  • A criminalização da transmissão do HIV
    14051 palavras | 57 páginas
  • Nestle
    75592 palavras | 303 páginas
  • Fraldas Capricho
    74924 palavras | 300 páginas