Analise pelo m todo Dupont e term metro da insolv ncia modelo de Stephen Kantz

897 palavras 4 páginas
Analise pelo método Dupont e termômetro da insolvência modelo de Stephen Kantz

Demosntrações Finaceiras : A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômico-financeira da empresa a partir das informações disponibiliza-das pela contabilidade. Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira.

Sistema de Análise Dupont

O sistema de análise Dupont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa.
Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido. Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula Dupont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total.
O segundo passo no sistema Dupont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa. O sistema Dupont tem sido, há muitos anos, usado pelos administra-dores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação econômico-financeira da empresa.
O sistema DuPont tem sido por muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação financeira da empresa. O sistema DuPont funde a DRE e o BP em duas medidas-sínteses da lucratividade: a taxa de retorno sobre o ativo total ROA e a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido ROE.

DESVENDANDO O TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA DE KANITZ
A análise de balanço através

Relacionados