analise patrimonial

Páginas: 15 (3647 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
5. ANÁLISES HORIZONTAL E VERTICAL
5.1. Análise horizontal
A partir da Análise Horizontal dos Balanços Patrimoniais (Quadro 2), podemos depreender que a empresa tem sofrido algumas oscilações nos seus Ativos Circulantes, nos Passivos Circulantes, Ativos Realizáveis a Longo Prazo, nos Passivos Exigíveis a Longo Prazo, onde a queda de um dos itens não é acompanhada, no mesmo exercício, por quedaproporcional de seu análogo. Porém, quando houve aumento no Passivo Circulante e o Ativo Circulante não foi capaz de acompanhá-lo na mesma proporção dentro do mesmo exercício, no exercício seguinte, o aumento do Ativo Circulante foi superior ao do Passivo Circulante, recuperando as perdas, o que demonstra a saúde financeira da empresa ao longo dos 5 anos. Com base na Análise Horizontal dasDemonstrações de Resultados do Exercício – DRE (Quadro 3), percebemos que quando há diminuição na Receita Bruta, o impacto sobre a queda do Lucro Líquido é multiplicado. Ou seja, quando houve uma queda de aproximadamente 5% na Receita Bruta, a queda no Lucro Líquido foi em torno de 35%. Notamos também o surgimento de “Despesas Financeiras de Variação Cambial” a partir de 1999, decorrentes das flutuaçõescambiais no Brasil. Pode-se notar que elas continuaram a existir nos exercícios seguintes, mas tiveram seus montantes diminuídos, provavelmente em decorrência de uma provisão feita pela empresa, o que demonstra sua preocupação em reduzir o déficit e aumentar o lucro. Mesmo com o surgimento dessa nova despesa, podemos notar que a empresa continua expandindo seus lucros, demonstrando sua saúdefinanceira. Nota-se apenas que, no ano de 2001, ocorreu uma queda na Receita Bruta – a única da.
Série histórica que analisamos – com reflexos nos resultados. Não é possível saber desde já se essa é uma tendência ou um episódio conjuntural.

5.2. Análise Vertical
A partir da Análise Vertical dos Balanços (quadro 4), percebe-se que tanto o Ativo Circulante quanto o Passivo Circulante vêm oscilandodentro de uma mesma faixa de amplitude ao longo dos anos, porém, o Ativo Circulante mantém-se constantemente maior que o Passivo Circulante, demonstrando que a empresa é capaz de liquidar suas dívidas de curto prazo. Ao se analisar o Passivo isoladamente, percebe-se que o nível do Patrimônio Líquido é bastante alto, o que demonstra um endividamento relativamente pequeno para o porte da empresa (oPL varia em torno de 40%), portanto vê-se uma empresa com boa participação dos acionistas sobre capital e que depende relativamente pouco de recursos externos. A queda registrada em 1998 foi recuperada logo no exercício posterior, trazendo o PL para a sua participação usual dentro do Passivo. A Análise Vertical das DREs (quadro 5) mostra uma pequena oscilação do Lucro
Bruto e da Receita Líquidadas Vendas, enquanto o Lucro Líquido oscila em uma amplitude muito maior, mostrando que a empresa passa por variações sazonais que podem afetar muito o seu Lucro Líquido, tanto para cima quanto para baixo. A constância do Lucro Bruto e da Receita Líquida das Vendas mostra que é possível fazer prognósticos a respeito da empresa esperando uma pequena oscilação de Receita, porém, as despesas devem sermelhor controladas.

6. ANÁLISES DE LIQUIDEZ E DE CICLO OPERACIONAL
6.1. Análise de liquidez
De uma forma geral, a liquidez da COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO tem sido boa, embora sujeita a oscilações. O conjunto dos indicadores calculados (Quadro 6) evidencia que a liquidez da companhia foi mais ou menos a mesma nos anos de 1997, 2000 e 2001, com uma sensível redução da folga financeiraem 1998 compensada por um considerável aumento em 1999 e seguida pelo retorno a níveis próximos dos de 1997 em 2000 e 2001 – sendo possível perceber uma tendência ao aumento da liquidez entre 2000 e 2001.
De fato, o CCL – Capital Circulante Líquido foi de aproximadamente 300 milhões de reais em 1997 e 1999, o que correspondia a um grau de imobilização do capital permanente de cerca de 70% a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise patrimonial
  • analise patrimonial
  • Análise de um balanço patrimonial
  • Modelo de analise patrimonial
  • Analise patrimonial
  • analise dinâmica patrimonial
  • ANALISE DE DE BALANÇO PATRIMONIAL
  • analise de balanço patrimonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!