ANALISE PALINOLOGICA EM SEDIMENTOS DE SUPERFICIE DO TC CAJUÚNA, PRAIA DO CAJUÚNA ILHA DE MARAJÓ Berna e Senna

8697 palavras 35 páginas
Artigo 1 ANALISE PALINOLOGICA EM SEDIMENTOS DE SUPERFICIE DO TC CAJUÚNA, PRAIA DO CAJUÚNA ILHA DE MARAJÓ Berna e Senna Análise palinológica em amostras de superfície do TC Cajuúna (1) Palinologic analysis in sediments of surface deposition of TC Cajuúna(1)

Ana Bernadette Arruda Leão (2) Cristina do Socorro Fernandes de Senna (3)

(1) Parte da Dissertação de Mestrado em Botânica Tropical da primeira autora. (2) Estudante de Mestrado em Botânica Tropical – Museu Paraense Emílio Goeldi/Universidade Federal Rural da Amazônia. Bolsista de Mestrado do projeto PIATAM mar II. E-mail bernaleao@yahoo.com.br (3) Pesquisadora Associada. Laboratório de Palinologia e Paleoecologia da Amazônia- LAPPAM. Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia. Museu Paraense Emílio Goeldi/MCT. E-mail: polensenna@yahoo.com.br.

RESUMO A análise do pólen contido em sedimentos é umas das abordagens científicas que têm sido usadas para detectar as mudanças de vegetação e do clima no decorrer do tempo em uma região, levando ao conhecimento dos ecossistemas pretéritos. As condições ambientais atuais podem ter-se originado de eventos naturais (geológicos, tectônicos, ou climáticos), ou antrópicas. Nesse sentido, os grãos de pólen têm se revelado muito eficientes nas interpretações paleoambientais, paleoecológicas e paleoclimáticas, pois são produzidos em grande quantidade, preservam-se em condições anaeróbicas adversas e possuem características morfológicas únicas e diagnósticas para a determinação dos

Relacionados