Analise organologica de balafone e mbila

2833 palavras 12 páginas
1.Introduçaõ.
O presente trabalho tem como titulo Analise Organologica de Balafone e Mbila, é uma pesquisa feita pelo estudante do 4º ano de curso de música da Universidade Eduardo Mondlane na cadeira de Analise Organologica de Instrumentos Tradicionais. O mesmo tem como objectivos fazer análise organologica destes instrumentos e mostrar que apesar de pertencerem a mesma família e classe, são semelhantes mas também diferentes em muitos aspectos. Este trabalho de carácter individual visa igualmente desenvolver o espírito de pesquisa científica sobre instrumentos tradicionais no caso vertente do balafone e mbila nos estudantes do mundo inteiro e de Moçambique em particular, sobre tudo noque tange a análise organologica dos mesmos.
O trabalho começa com abordagens sobre o balafone, um instrumento musical tradicional da família dos xilofones e da classe dos idiofonos, onde são evidenciados aspectos relacionados com o breve historial do instrumento, sua origem, classificação, discrição e constituição, execução, material de fabrico, regiões de ocorrência e contextualização da sua execução. Em seguida vem a abordagem sobre a Mbila, outro instrumento musical tradicional da mesma família e classe do anterior, onde da mesma forma são apresentados todos os aspectos organológicos desde o breve historial do instrumento, origem, classificação, discrição e constituição, execução, material de fabrico, regiões de ocorrência e contextualização da sua execução e por fim a conclusão e a respectiva bibliografia.
1.1.Metodologia
Para a realização da presente pesquisa, foi utilizada o método de observação participativa, foi feita também a consulta de bibliografias, que tratam de assuntos ligados a esse tema assim como não, mas que tenham uma contribuição para a pesquisa, conferindo-a um forte sentido cientifico.
1.2.Revisão literária
Visto que o trabalho versa sobre análise organológica, foi necessário consulta-se obras literárias que falam sobre este assunto, como as seguintes: A

Relacionados

  • metais de transicao
    501 palavras | 3 páginas