Analise Natura - PE

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA




Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico








Resende
2013















Natura – Análise das Vantagens Competitivas






Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.






Resende
2013

1. IntroduçãoO planejamento estratégico é um processo de cunho gerencial que compreende a elaboração dos objetivos, metas e diretrizes de uma organização. Engloba as forças internas e externas de modo a viabilizarem a existência da Empresa.
Criar ações para o futuro visando resultados é inerente a toda função humana e organizacional. O início da década de 1950 ampliou o debate sobre a complexidade dasorganizações e de suas relações com o meio ambiente, dando destaque às práticas de planejamento, que serviriam para orientar as decisões que envolviam cada atividade e pessoa da organização (ANDREWS, 1977).
Frente aos desafios que o mercado propõe, estratégias competitivas, a missão e visão, são diretrizes que irão nortear a Organização em busca de um bem comum.
Um bom planejamento é o diferencialpara manter a existência de uma Empresa no mercado.

2. Natura – Análise das Vantagens Competitivas
A Natura, como maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, tem grande papel de destaque com a forma que vem conquistando o mercado. Sua proposta inovadora de expor a Missão e a Visao da Empresa, foge aos padrões habituais e demonstra clara e objetivamente quais são os valores quenorteiam a organização. A forma de expressar-se faz com que o entendimento seja de fácil compreensão e acesso.
Ao de auto declarar preocupada com a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo, a Natura demonstra que vai além de seus objetivos próprios, mas se preocupa com o todo.
Tal preocupação fica nítida nas políticas deaquisição de matéria-prima, preocupação com funcionários, com a natureza e com seus consumidores.

3. Forças Competitivas
Para Porter (1980) o desempenho de uma empresa é função da atratividade da indústria na qual se insere e do seu posicionamento competitivo em relação aos concorrentes, resultante da implantação de suas estratégias.
Se tratando da rivalidade entre os concorrentes, a Naturabusca por meio de estratégias de marketing manter-se sempre em visibilidade. Da mesma forma, procura lançar produtos novos e campanhas promocionais para se manter na mídia. Utiliza do mesmo procedimento para vendas de seu concorrente, contudo, procura fazer de seu diferencial social o diferencial da marca.
Quanto ao poder de negociação dos clientes, que cada vez mais exigem qualidade à um baixocusto, a Natura se destaca com seu grande potencial em logística atendendo ao país de forma eficiente e rápida.
No que se refere ao poder de negociação com fornecedores, utiliza cerca de 90% de sua matéria-prima de fornecedores doméstico, fidelizando-os e mais uma vez reforçando o caráter social e sustentável a que se propõe.
A Natura mantém-se na vice-liderança de produtores de cosméticos noBrasil, ficando atrás apenas da Avon. Sendo então seu maior concorrente. A garantia de produtos de qualidade, junto à uma boa estratégia de marketing, fidelizam o cliente e por consequência, faz-se uma tentativa de blindagem dos mesmos. De igual modo, sua imagem ambientalmente correta, faz com que fique a frente de seus concorrentes.
A subsidiária Natura Inovação é responsável por garantir umaanálise de mercado eficiente, pesquisas de novas tecnologias e produtos que viabilizem o aprimoramento de seus produtos bem como a criação de novos. É encarregada de manter distante o potencial de produtos substitutos. Também investe em convenio com Universidades demonstrando assim, sua preocupação com seu portfólio.
A noção de vantagem competitiva corresponde a uma superioridade relativa nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • natura analise
  • Analise natura
  • Análise da natura
  • Analise Natura
  • Natura analise
  • Analise de pe
  • Análise cia natura
  • Análise das Demonstrações Contábeis: Natura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!