Analise morfologica de solo ( Argisolo e Gleisolo )

1010 palavras 5 páginas
A análise morfológica do solo é utilizada para conhecer suas propriedades físicas e químicas, que revelam informações que ajudaram no manejo do solo, como plantio, adubação e a mecanização dos solos em geral. As propriedades dos solos analisados foram: Cor, Estrutura, Textura, Cerosidade, Consistência, Cimentação, Módulos e Concreções minerais, Presença de minerais magnéticos, Presença de Carbonatos, Presença de Manganês, Presença de Sulfetos e Eflorescência de Rocha.O solo em questão foi coletada na fazenda Experimenta Iguatemi (FEI) no dia 19/05/2014, com a supervisão da Professora Flavia Carvalho. Foram analisados dois tipos de solos diferentes, um Argissolo e um Gleissolo respectivamente.
Materiais utilizados na coleta de amostra do solo: - Pá- Canivete- Sacos para armazenar as amostras
- Enxadão
Materiais Utilizados para a análise:
- Agua oxigenada 30% (H2O2)
- Ácido Clorídrico 10% (HCl)
- Água (H2O)Os argissolos são solos constituídos por material mineral, que têm como características diferenciais a presença de horizonte B textural de argila de atividade baixa, ou alta conjugada com saturação por bases baixa ou caráter alético. O horizonte B textural (Bt) encontra–se imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte superficial.No solo em questão foi observado que o mesmo e de origem arenosa e com baixa concentração de argila no horizonte A e alta no horizonte B devido a lixiviação que carregas as partículas de argila do A para o B.
Já os gleissolos são solos minerais, hidriomorficos, que apresentam horizonte glei, que são formados devido à grande umidade no terreno proveniente da flutuação do lençol freático em determinado momento do ano. O horizonte glei apresenta cores acinzentadas devido a oxidação das matrizes do solo pelo processo de oxirredução.
Cor:
A cor de um solo é analisada através da carta de Munsell, e através da cor podemos fazer inferências quanto ao conteúdo de matéria orgânica e tipificação de óxidos de ferro.
Argissolo:

Relacionados