analise mercadologica

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
ANÁLISE ANÚNCIOS “SEDA”
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. Ela nos permite tomar decisões e resolver problemas baseando-se em todo o repertório adquirido durante o tempo.
Seu principal objetivo é conferir significado ou sentido racional especialmente à comunicação, através de códigos e de conjunto de dados, cumpresua obrigação de transmitir uma mensagem corretamente.
Na publicidade medimos a quantidade de informação em um anúncio de acordo com os recursos que foram usados, como imagens, cores, textos e baseando-se em nosso repertório, se este anúncio saiu muito do padrão dos modelos para sua categoria.
Um anúncio de xampu, por exemplo, segue um modelo igual, com a mudança de alguns elementos como cores,marcas, modelos da campanha, mas a distribuição de informação pela página ocorre quase sempre da mesma forma.
O fato é que quase todos os anúncios de xampu são iguais, nós conseguimos diferenciá-los apenas por detalhes de cores e nomes. Este tipo de anúncio segue de forma segura para se passar a mensagem, pois ao bater o olho no anúncio, a pessoa estando interessada ou não, já sabe que se tratade uma campanha para xampu e este é um ponto positivo. O ponto negativo é que talvez por serem todos iguais, as pessoas quase não prestam atenção aos detalhes, por exemplo, a marca que está anunciando, somente se a pessoa se interessar pelo slogan ou modelo da campanha, ou por identificar a letra ou cores de sua marca favorita.
Os anúncios criados apresentam bem as taxas de informação que podemser transmitidas numa mensagem. Por exemplo, a Seda, marca de xampu focada no público C e D, ilustra em seus dois anúncios pessoas famosas ou não, mas que podem apresentar certa identificação com o target do produto em questão, Seda Keraforce.
Comparando a quantidade de informação e distribuição de recursos nos dois anúncios, nota-se que o primeiro anúncio tem uma quantidade menor de informaçãosobre o produto, apenas a imagem do produto, o nome da marca, e a modelo, no caso a atriz Danielle Winits, que não foi escolhida por acaso, mas sim por ser uma figura pública, que está em contato direto com o target do produto, sempre presente na mídia. Também transmite a mensagem de mulher forte, independente, que segue em busca de seus objetivos para fazer referência ao slogan da campanha da Sedapara o produto Keraforce “O seu cabelo forte como você”.
Esse pouco uso de códigos presentes na primeira peça, evita que ruídos físicos aconteçam, entretanto abre um espaço maior para o ruído semântico, onde a composição da mensagem talvez não se faça tão eficaz por falta de linguagens que conversem mais direto com o público-alvo. O pouco uso de informações presente nesses anúncios de xampu ostornam pobres em conteúdo e entropia, sendo tão previsíveis quanto aos outros da concorrência. Contudo, mesmo repetindo muitos elementos usados em anúncios da concorrência e apresentando pouco índice de informação, se torna fácil a compreensão da peça graças ao repertório do consumidor.
Já o segundo anúncio, abusa de informações para transmitir a mensagem de que com Seda seu cabelo pode ser tãobelo quanto o das modelos. A composição possui um excesso de detalhes, o conjunto de códigos aposta na redundância de elementos que fazem referência ao produto, sendo modelos com cabelos belos ou cores como o dourado, azul marinho e o rosa, como meio de associação. A diagramação mesmo estando em uma harmonia simétrica ainda apresenta uma confusão de elementos, trazendo pontos de distração ao anúncio.O objetivo de ambos os anúncios é passar a ideia de que um cabelo bem tratado espelha uma mulher forte e bem consigo mesma. O uso das cores também transmite essa ideia, sendo o dourado uma cor que é frequentemente associada ao sucesso e a prosperidade, é crucial para dar sentido especial e visual às peças.
Ou seja, tanto o anúncio 1 quanto o 2 trazem elementos, ideia e foco muito parecidos, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise mercadológica
  • Analise mercadologica
  • Análise mercadológica:
  • ANÁLISE MERCADOLÓGICA
  • Análise Mercadologica
  • ANÁLISE MERCADOLÓGICA
  • analise mercadologica
  • Análise Mercadológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!