Analise gráfica

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Eu sou trezentos,
sou trezentos e cinqüenta
Mário de Andrade
Eu sou trezentos, sou trezentos e cinqüenta,
As sensações renascem de si mesmas sem repouso,
Ôh espelhos, ôh! Pirineus! ôh caiçaras!
Se um deus morrer, irei ao Piauí buscar outro!
Abraço no meu leito as melhores palavras,
E os suspiros que dou são violinos alheios;
Eu piso a terra como quem descobre a furto
Nas esquinas, nostáxis, nas camarinhas seus próprios beijos!
Eu sou trezentos, sou trezentos e cinqüenta,
Mas um dia afinal toparei comigo...
Tenhamos paciência, andorinhas curtas,
Só o esquecimento é que condensa,
E então minha alma servirá de abrigo.
Mario de Andrade

Sou Trezentos, Sou Trezentos - E - Cinquenta, é um poema de Mario de Andrade, 1930. De um modo geral, o poema fala sobre a sensação deonipresença, de poder se locomover velozmente de um lugar para outro, ignorando a distância, deixando claro ao leitor sobre as localizações geográficas que a primeira estrofe traz; Piauí, Pirineus que se refere a cordilheira entre a França e a Espanha, Caiçaras, que se refere a vários lugares: habitantes de Cananéia, ou estacada de proteção em volta de aldeias indígenas, ou palhoça, junto da praia paraabrigar embarcações, ou até mesmo cerca tosca de troncos e galhos. Uma única palavra no verso, referindo-se a tantos lugares, mostra que o Brasil das vanguardas “vivia” entre duas dimensões principais: a metrópole moderna e a selva; a Paulicéia Desvairada e o universo antropofágo; o comsmopolitismo e o primitivismo.
Analisando somente uma estrofe do poema, podemos entender que era umaexperimentação estética do modernismo, relacionando-se tanto com a culutra internacional, como com as matrizes mais populares. As palavras eram objeto de experimentação e renovação e isso era uma característica forte da proposta modernista.

O modernismo foi um amplo movimento cultural que repercurtiu fortemente no cenário artístico e na sociedade brasileira na primeira metade do século XX (1920 - 1930,primeira geração), sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. O movimento modernista brasileiro, foi desencadeado tardiamente, pois sofreu assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas européias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, tendo como inspiração o cubismo e o futurismo. Isso se refletia na procur da supressão de todas as regrasanteriores. Dessa forma, o modernismo foi uma seleção das idéias européias e a readaptação de elementos artísticos de modo de ajustá-los às singularidades culturais brasileiras.
Em 1922, 8 anos antes de Sou Trezentos, Sou Trezentos - E - Cinquenta ser divulgado, Mario de Andrade, publicou o livro: Paulicéia Desvairada. A obra marca o rompimento definitivo do autor com todas as estruturas do passado ealgumas aproximações com vanguardas européiras como: o dadaismo, cubismo, surrealismo, futurismo e o expressionismo. Esse livro de poesias não tem um roteiro, ou um enredo, a temática é a cidade de São Paulo e tudo que é ligado a cidade. Sua obra, revolucionou a linguagem poética brasileira, pregando o verso livre, a linguagem simples, o coloquil e erros propositais de ortográfia e gramática.Mario de Andrade (1893 - 1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador, crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Foi um dos fundadore do modernismo brasileiro, sendo praticamente o primeiroa criar a poesia moderna brasileira, com a publicação do seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Sendo a figura central do movimento de Vanguarda de São Paulo por vinte anos, por isso pode-se afirmar queMario de Andrade exerceu enorme influência na literatura moderna brasileira.

“ João Baptista, teve a oportunidade de desenhar cartazes para a cidade num período em que esse tipo de veículo já deixara de ser meio de comunicação, substituindo outdoors pelos meios eletrônicos de divugação. Cartazes tornaram-se quase peças de museu, mas aqui o fato de serem relizados para prefeitura de São Paulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise grafica
  • Analise grafica
  • ANALISE GRAFICA
  • Analise Grafica
  • Análise de desempenho em escalas gráficas
  • Massa, Força e Análise Gráfica
  • Analise Grafica de vetores
  • Análise de Peça Gráfica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!