Analise funcional_o mundo secretode walter mitty

843 palavras 4 páginas
Analise funcional – A vida Secreta de Walter Mitty

O personagem Walter Mitty viveu por muitos anos uma vida com poucos riscos e sem feitos muito interessantes, ele não era conhecido como uma pessoa corajosa. No entanto, frequentemente tinha “apagões” em que se imaginava tendo grandes atos de coragem. Era um exímio profissional, detalhista, organizado e precisou mudar os seus conceitos a partir do momento em que, aquele lugar que lhe parecia o mais seguro de todos, o seu trabalho, lhe apresentou um grande desafio: Encontrar um negativo perdido que significaria a manutenção do emprego que tanto valorizou e que, por 16 anos o oferecia uma sensação de segurança. Em todos estes anos de profissão, nunca teria perdido um negativo e este objeto perdido, seria usado na revelação da última edição da importante revista para a qual ele trabalhava.
O que pudemos observar é que boa parte de sua falta de coragem, se deu ao ambiente familiar: Com a perda do pai, sem reservas financeiras e com mãe e irmã para sustentar, precisou assumir responsabilidades e começar a trabalhar aos 17 anos. Se arriscar sob este ambiente, não era uma opção. Além deste fator, tal comportamento era frequentemente reforçado pela mãe e irmã, que o tratavam de forma protetora e cheia de “mimos”.
Nesta ocasião, o estímulo, apresentava-se como uma vida estável financeiramente, sem “surpresas” , a resposta obtida eram comportamentos extremamente responsáveis, de risco zero. Por mais de uma vez, o personagem é visto no filme, fazendo contas e controlando suas despesas, me fazendo entender que este seja um dos elementos que sustente esta nossa ótica sob o personagem.
O filme demonstra sua falta de coragem em algumas cenas, em uma delas, ele foi humilhado em público pelo novo gerente da companhia, no elevador. Tal gerente passou a cobrá-lo insistentemente sobre tal negativo, e sempre ridicularizando-os em diversas ocasiões. Walter, sempre, em pensamento imaginava a resposta “ criativa que ele daria”, mas sua

Relacionados