analise experemental do comportamento

668 palavras 3 páginas
HANNYELE DE ALMEIDA ROCHA
JUCELIA MARIA DA SILVA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXERCÍCIO 5 – NIVEL DE SACIAÇÃO

CUIABÁ – MT
ABRIL – 2013

EXERCÍCIO 5 – NÍVEL DE SACIAÇÃO
Esta atividade experimental consiste na verificação do número médio de reforços necessários para saciar o seu sujeito experimental.
OBJETIVO
Observar como a água, deixa de funcionar, temporariamente, como um estímulo reforçador para o animal, verificar o tempo e quantas gotas de água são necessárias para a saciação do seu sujeito experimental.

MÉTODO
Sujeito
Nome: TED Idade: 3 Meses
Data de nascimento: 26/12/2012 Sexo: Masculino
Raça: Wistar Albino Peso: 224g

Tempo de privação: 73 horas 00min
História experimental anterior: Nível operante 73horas 00minutos, Treino ao bebedouro 1hora 58minutos Modelagem de pressão a barra 73horas 00minutos e Reforçamento contínuo 73 horas e 00minutos.

APARELHOS
Caixa de Skinner “conforme descrito no relatório de número 1”.

PROCEDIMENTOS
-Verificamos os aparelhos que serão utilizados e colocamos o sujeito na caixa experimental. Ligamos a chave de controle na posição automática.
- Anotamos a remodelagem. Anotemos as respostas de pressão a barra com um traço e as resposta de contato com a barra com um C.
- A duração média do exercício é de 60 (sessenta) minutos, porém, o exercício é encerrado somente quando o sujeito experimental fica durante 10 (dez) minutos consecutivos sem pressionar a barra. O exercício foi encerrado quando decorreram 10 minutos consecutivos, sem nenhuma resposta de pressão a barra.

RESUTADOS

No experimento de nível de saciação, o objetivo foi verificar com quantas gotas de água o sujeito experimental se saciaria. O experimento durou

Relacionados