Analise dos textos "Erosão dos sentidos" de Leonardo Boff e texto "Sobre estresse, suicídios e finalidades da vida" de Maria Clara Lucchetti Bingemer

697 palavras 3 páginas
O texto A erosão das fontes de sentido de Leonardo Boff analisa o paradoxo da humanidade na constante luta entre a valorização material, consequente do capitalismo, e a perda da individualidade, que desnorteia o ser humano em um mundo caótico. De acordo com o autor, há duas possíveis fomes no ser humano, a alimentícia que nutri o corpo físico, e a espiritual que não vem sido saciada e é cada vez mais necessária para o rumo da humanidade. O atual sentido da vida, que superficialmente se resume a acumulação material e disputa de cargos, vem sido descartado, tendo em vista que necessitamos de algo muito mais profundo para desfragmentar essa realidade individualista e unir a humanidade com um objetivo em comum, viver e não apenas existir. Vivemos em um mundo em que cada vez mais a fé como se havia concretizado em religiões vem sendo descartada pela lógica científica e o constante lucro consumista, porém não podemos perder a esperança, pois é uma fé em um futuro melhor. Sem esperança a humanidade estaria apenas existindo, a um passo da violência e banalização da morte devido ao fim da solidariedade e sem perspectiva para mudanças.
A pós-modernidade declarou um descompromisso com a transformação, mostrando um completo desinteresse por uma humanidade melhor já que o indivíduo deixou de existir como ser humano e sim como uma fonte de lucro e mercado. Aqueles que foram oprimidos por essa planetização, como diz o autor, encontraram uma forma de serem ouvidos em Fóruns Sociais Mundiais, onde exemplificam as micro alternativas criadas como resistência e libertação deste sistema dominante que impõe seu paradigma sobre a humanidade. Estas reuniões que começaram na Suíça, onde milhares de pobres do mundo inteiro se reunindo para lutar por um novo sentido para a humanidade. Uma mudança de mundo vindo daqueles que foram desamparados, mas não perderam a esperança e acreditam em um mundo melhor.
Já o texto Sobre estresse, suicídios e finalidades da vida de Maria Clara Lucchetti

Relacionados