Analise dos diferentes metabolismos para obten o de ATP

1334 palavras 6 páginas
Análise dos diferentes metabolismos para obtenção de ATP

Thiago Loreto Matos
Thiago Sales Lobo Guerra

Resumo
No laboratório de biologia celular da Universidade Federal do Ceará, foi realizado o experimento com o intuito da análise do metabolismo celular de alguns materiais biológicos, tais como levedo, planta e semente de feijão, todos utilizados com o auxilio de tubos de ensaio. De acordo com a definição em que metabolismo são transformações de substâncias químicas e nutrientes no corpo dos seres vivos, o experimento realizado demonstrou que apenas os materiais biológicos vivos realizariam essa função e que esse processo libera produtos que em contato com o azul de bromotimol apresentam caráter ácido.
Introdução
Metabolismo o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo dos seres vivos. Os procedimentos de metabolismo energético celular visam exclusivamente à produção da molécula Adenosina Trifosfato (ATP), para a execução dos processos celulares de todos os organismos vivos, sendo esta molécula usada como fonte de energia. Existem quatro formas de obtenção dessa molécula energética pelos organismos vivos, a respiração, a fotossíntese, quimiossíntese e a fermentação, no qual os dois principais são a fotossíntese e a respiração. No experimento feito foi possível observar o processo de fermentação, respiração celular e fotossíntese. A fermentação que se subdivide em láctica e alcoólica e a respiração celular que se divide em aeróbica e anaeróbica.
Os experimentos realizados têm como objetivo poder observar os processos de metabolismo celular dos materiais biológicos disponíveis durante esta prática, sendo possível observar dois processos dos acima citados, que seriam a fermentação alcoólica do levedo Saccharomyces cerevisiae, muito usado na fermentação da cerveja, do pão e na produção de etanol; e foi possível também, observar o processo de respiração celular. Esses procedimentos foram praticados para se

Relacionados

  • fisiologia
    124289 palavras | 498 páginas
  • Fisiologia
    102571 palavras | 411 páginas
  • alfonso
    20758 palavras | 84 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas