Analise do problema logistico da MOTOROLA

760 palavras 4 páginas
Logística Reversa

Conceito:
Podemos definir basicamente logística reversa como sendo o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.

A empresa Motorola se deparando com o grande problema em 1995, onde os estoques de distribuidores e representantes estavam lotados de produtos que não era mais de interesse dos próprios, observou o processo de logística reversa como forma de minimizar os impactos causados pelo erro. Custos de transporte reverso e logo de estoque dos eletrônicos foram inevitáveis na situação, que teve um fim não tão imediato; de reciclar os aparelhos como forma de minimizar o grande prejuízo.
Fruto de um erro logístico, podemos caracterizar a logística reversa como não só uma consequência da falha, mas também como uma saída imediata e necessária para desafogar os estoques dos distribuidores.
Porém analisando de uma forma estratégica, os aparelhos antiquados infelizmente produzidos pela Motorola poderiam ter um fim menos impactante no balanço da empresa; em vez de ter o fim do produto para uma “reciclagem parcial”, os celulares poderiam ser oferecidos a uma demanda da sociedade por um preço mais acessível, ou a Motorola poderia no caso desses aparelhos, montar um método de distribuição com a parceria de algum órgão público, para áreas onde a telefonia não era oferecida.
Dessa forma, a Motorola poderia livrar-se dos celulares de uma forma com um retorno até positivo, diferentemente do que fez; reciclar o celular com recursos próprios, e em seguida mais custos para a criação de um projeto mais moderno.

Bibliografia:
Stock, James R., Development and Implementation of Reverse Logistics Programs, Oak Book, IL: Council of Logistics Management, 1998.

Tendência de Mercado
Conceito:
Tendência de Mercado é todo movimento

Relacionados

  • trabalho
    194182 palavras | 777 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas