Analise do perfil de doadores de Sangue

Páginas: 34 (8318 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NA DOAÇÃO DE SANGUE – CAMPO MOURÃO (2010 A 2012)
GILSON MENDES GÓIS – UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
CLAUDIA PRIORI – UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo abordar quais significados o ato de doar sangue representa aos homens e mulheres que o fazem, analisando as motivações quelevaram essas pessoas a realizar esse ato, quando tantos não o fazem. Partindo da premissa de que os papéis de gênero podem influenciar no número de doadores masculinos e femininos, bem como as significações e razões para fazê-lo, nosso intuito é delinear e analisar o perfil de doadores de sangue relativos ao recorte temporal de 2010 a 2012, no contexto sociocultural de Campo Mourão, procurandoestabelecer variáveis econômicas, étnicas, grau de instrução, entre outras. E ainda, buscamos compreender os sentimentos e representações que a doação de sangue assume entre os gêneros, principalmente no que se refere ao sentimento de solidariedade, identificando as possíveis similaridades e diferenças entre homens e mulheres. Para isso, utilizamos como metodologia, a aplicação de questionários poramostragem, a um grupo de homens e mulheres, doadores de sangue, referente ao período proposto, analisando os sentimentos e motivações que impulsionam homens e mulheres à doação de sangue. Dessa forma, esperamos contribuir para as discussões históricas no que se refere à temática das relações de gênero e dos sentimentos de solidariedade, no ato de doação de sangue.

Palavras-Chave: Doação desangue. Solidariedade. Relações de gênero.

1 INTRODUÇÃO
Este relatório se refere à pesquisa que desenvolvemos sobre o perfil dos doadores de sangue na região de Campo Mourão, entre 2010 e 2012, com o objetivo de analisar se o sentimento de solidariedade é marcado pelos papéis de gênero, e como isso implica na participação e nas prováveis diferenças, grau e significados no ato de doaçãoentre homens e mulheres. Também buscamos analisar e entender a dinâmica solidária que é a doação de sangue, traçando o perfil dos doadores.
A pesquisa utilizou os dados do Hemonúcleo de Campo Mourão, órgão regional estatal que é responsável pela coleta e distribuição do sangue para esta região, que abrange 25 municípios, que são: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campinada Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.
Para conhecermos o estado da arte da temática em questão, realizamos leituras da bibliografia e constatamos que o processo de socialização entrehomens e mulheres não é feito de forma homogênea, e isso se evidencia ao longo da história, e é perceptível mediante os papéis sociais preestabelecidos, a divisão do trabalho em esferas pública e privada, a vida política e doméstica, o mercado de trabalho e o lar, entre tantos outros.
Dessa forma, a pesquisa se deu através de questionários que visavam delinear o perfil dos doadores e propiciar umaanálise sobre os sentimentos que envolvem a doação para os gêneros.

2 A DOAÇÃO DE SANGUE, A SOLIDARIEDADE E AS QUESTÕES DE GÊNERO
O processo de socialização dos indivíduos está diretamente atrelado às construções diferenciadas da identidade de homens e mulheres, que variam conforme o contexto histórico e cultural, mas que para entendê-las é preciso partir de uma criteriosa análise do conceitode diferença, pois as relações entre os sexos masculino e feminino são imbuídas de desigualdades de poder, estereótipos, naturalizações e práticas discursivas. No campo da historiografia, depois dos anos de 1960 houve um tratamento relacional e científico da história das mulheres, segundo Priori (2007) isso ocorreu,
Com o ensejo de produzir um conhecimento que recuperasse a experiência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O perfil do doador de sangue
  • Perfil sorológico e causas de inaptidão entre os doadores de sangue do hemocentro regional de iguatu
  • Doação de Sangue
  • benefícios aos doadores de sangue
  • Associação doadores de Sangue
  • Captação de doador de sangue no contexto hospitalar
  • Marketing direto na captação de doadores de sangue
  • Causas frequentes de inaptdão para doadores de sangue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!