Analise do livro e filme admirável mundo novo

Páginas: 16 (3857 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS

ANA CAROLINE RODRIGUES

GEORGE DE SANTANA MORI

ANÁLISE DE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

RONDONÓPOLIS-MT
2013

Em Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley, vimos a história sobre uma sociedade futurista e organizada através de um sistema científicode castas, na qual se percebe através dos personagens que não há vontade livre, por serem todos condicionados. De acordo com o Dicionário do Pensamento Social do Século XX, a “palavra casta indica um grupo hereditário, endógamo, associado a uma ocupação tradicional e classificado, de acordo com isso, segundo uma escala de pureza ritual“, no entanto no livro essa denominação fica restrita aclassificação apenas, pois não há hereditariedade, não há indivíduos que se reproduzem com outros da mesma tribo ou classe, para manter a raça ou nobreza.
Tanto no livro quanto no filme não haveria vontade livre, descartada pelo condicionamento; a servidão é vista como algo aceitável devido a altas doses regulares de SOMA, ou seja, felicidade química (droga para alguns e antidepressivos para outros),ortodoxias e ideologias seriam ministradas não somente durante o sono, mas também durantes as festas.
Huxley nos mostra uma sociedade aparentemente "perfeita" através da história de uma jovem chamada Lenina, pertencente a uma das castas altas, que, em uma crise existencial, conhece uma reserva de “selvagens” e particularmente um selvagem chamado John (entende-se como reserva uma alegoria para omundo real).
Os dois personagens representam as diferenças entre a nova e a velha sociedade, os novos e os velhos paradigmas. Lenine vive em uma sociedade formada por pessoas pré-programadas genética e psicologicamente para desempenhar um papel social e gostar deste, sem questionar ou desejar, nem mais nem menos, simplesmente ser o que lhe foi designado pelo Estado, na qual é quem mantém oBem-estar geral.
Já Bernard Marx, sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, pois ele é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta, vivendo no meio de pessoas dentro dos moldes do passado (uma espécie de "reserva histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito).
Quando Bernardencontra a jovem oriunda da civilização tida como selvagem e o filho dela, John, ele vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.
O autor mostra uma visão do futuro e profetiza um mundo bem diferente do que existia em sua época. Para Huxley, em 1931 vivia-se o pesadelo da excessiva falta de ordem, enquanto a suafábula no século VII d. F. (depois de Ford) seria o pesadelo da ordem em demasia.
Huxley meio que profetizou em Admirável Mundo Novo, uma civilização de ordem na qual os homens eram controlados desde a geração por um sistema que aliava controle genético (predestinação) a condicionamento mental, o que os tornava dominados pelo sistema em prol de uma harmonia na sociedade.
Não havia espaço paraquestionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades eram controlados quimicamente pelo "Soma", sempre no sentido de preservar a ordem dominante. A liberdade de escolha estava restrita a poucas matérias da vida. As castas superiores eram decantadas em "betas", "alfas" e "alfas-mais" e se originavam de óvulos biologicamente superiores, fertilizados por espermabiologicamente superior, recebendo o melhor tratamento pré-natal possível.
Já as castas inferiores, bem mais numerosas, recebiam um tratamento diferenciado: provinham de óvulos inferiores, fertilizados por esperma inferior, passavam por um processo denominado Bokanovsky (noventa e seis gêmeos idênticos retirados de um só ovo) e eram "tratados prénatalmente, com álcool e outros venenos proteínicos"....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme admirável mundo novo
  • Livro
  • Livro Admiravel Mundo Novo
  • Admirável mundo novo ( livro )
  • analise admiravel mundo novo
  • Resumo do livro Admiravel Mundo Novo
  • resumo do livro admiravel mundo novo
  • Resumo do Livro Admirável Mundo Novo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!