ANALISE DO INVESTIMENTO EM PROJETOS SOCIAIS REALIZADOS PELA MORMAII

1239 palavras 5 páginas
Curso – Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos – Ria 203
Disciplina – Viabilidade Econômica
Equipe – Cristiano Limas Silveira Juçana Maria da Silva Soraia Cataplan

ANALISE DO INVESTIMENTO EM PROJETOS SOCIAIS REALIZADOS PELA MORMAII – 2011/2012

1 Introdução
A proposta deste trabalho é de implantar um Instituto (associação - Terceiro Setor) que gerenciará as atividades e os investimentos em Projetos Sociais da Empresa Mormaii, projetando sua marca na comunidade local, primeiramente, expandindo depois para a sociedade Brasileira e Internacional, por meio de ações direcionadas ao Meio Ambiente e Sociedade.
2 Metodologia e Fundamentação Teórica
Por ser uma nova estrutura de trabalho, ainda pouco utilizada no Brasil, que iremos sugerir à Mormaii e visto que atualmente a empresa tem dificuldades de coordenar e contabilizar os gastos realizados como investimento em Projetos Sociais, será levado em consideração a análise de investimentos e avaliação do resultado econômico somente em relação ao montante de R$ 160.000,00 investido no período de um ano (2011 – 2012) no Projeto ARAGUA (Projeto de maior importância no momento para a empresa). Também, será utilizado o percentual de 1% a.m. sobre o Lucro Líquido da Mormaii que é de R$15.000.000,00 a.a.. Derivado de pesquisas, empresas costumam destinar este percentual de seu Lucro Líquido para investimentos em Projetos Sociais. Estes dados serão utilizados para demonstrar a importância da análise do investimento que será necessário para a implantação do Instituo Mormaii.
Para Souza e Clemente (2004, p. 69), o conceito de investimento é baseado no desembolso de recursos transferidos de alguma fonte pagadora (no caso do Instituto, a conta disponível da Mormaii), que será imobilizado em determinado projeto ou conjunto de atividades e que durante um período de tempo pré estabelecido, deverá retornar com acréscimos. Os autores explicam que “Ao término desse período, espera-se que o projeto libere recursos

Relacionados