Analise do filmes Laranja Mecânica e O Enigma de Kaspar Houser

1018 palavras 5 páginas
Analise do filme Laranja mecânica e a teoria Behaviorista.
A “ultraviolência” usada pelo jovem Alex, personagem central do filme Laranja Mecânica, e seus comparsas fazem o filme do diretor Stanley Kubrick parecer no mínimo polêmico a primeira vista, violência contra mulheres e espancamento de mendigos são fatos cotidianos nas noites destes jovens. As normas sociais não regem o mundo encarado por Alex, e ele e seus “Drugues” eles agiam livremente conforme suas vontades.
Tal cotidiano de Alex paralisa com a morte de uma mulher, em uma noitada repleta de “ultraviolência”, e com a traição de seus amigos ele é preso e condenado, se vê acorrentado e incapaz de botar em pratica tudo que seu pensamento desejasse, e como saída a esse empasse resolve avaliar todos os meios para se ver livre do aprisionamento, sendo assim ele se aproxima do padre da prisão e vira leitor da bíblia fingindo refletir por meio da religiosidade. Seus pensamentos não são modificados mais a aparência deveria se explicitada com mudanças, e assim ele fez.
Um novo tratamento oferecido pelo Centro Medico Ludovico, dava mais esperanças a Alex, pois prisioneiros seriam utilizados como cobaias e desses a pena seria reduzida. Tal tratamento se dava da seguinte forma, se aplicava no paciente uma substância que fazia esse se sentir mal, logo após a aplicação em um telão era transmitida cenas de violência com seus respectivos sons, o paciente em questão era obrigada a olhar tudo, pois os olhos eram incapazes de fechar devido a um aparelho que os deixava permanentemente abertos, a substância anteriormente injetada começava a resultar em vômitos, esse tratamento associado ao mal estar e as náuseas concluía-se quando o paciente associava as imagens a esses fatos transformando assim aquilo que antes era uma patologia para a sociedade a um mal físico a ele mesmo, e isso aconteceu com Alex.
O método comtemplado neste tratamento utilizava-se da teoria Behaviorista como base, o condicionamento do individuo a

Relacionados