Analise do filme o mercador de veneza

Páginas: 24 (5911 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014



SUMÁRIO




INTRODUÇÃO

O Mercador de Veneza é uma peça criada pelo maior teatrólogo dos últimos tempos William Shakespeare.

Considerada uma peça de comedia de costumes e tradições filosófica nos relata na cidade de Veneza Itália duas visões de óticas de onde um contrato é celebrado através de um pedaço de carne e o lado romântico da peça é a escolha do noivo através de cofresde diferentes materiais e significados.

O Mercador de Veneza nos relata dois discursos Shylock e Antônio que se confrontam pelas suas diferenças em uma sociedade que se enquadram de um lado judeu de outros cristões.

Shylock um mercador Judeu que insiste em acabar com a vida de Antônio pela sua sede de vingança através das leis venezianas e acaba sendo vitima do seu próprio contrato. Que nosleva a diversas reflexões e questões jurídicas, pré- conceitos, de pré - juízos e jogo de interesses.

Antônio um mercador que não poderia emprestar certa quantia de dinheiro ao seu "amigo" Bassânio no qual tinha- se um grande afeto, devido os seus bens estar todos empenhados em alto mar.

Bassânio o lado romântico da peça se apaixona por Pórcia uma linda donzela rica que se em contra na cidadede Bolmolt, onde o seu pai deixou o seu destino selado entre baús onde aquele que encontrasse sua foto poderia assim concedelher sua mão.


Bassânio e Antônio vão ate Shylock o judeu que empresta dinheiro (ducados) a juros.

Considerada uma pratica pecaminosa pelos os cristões, no qual Shylock era desprezado pelos cristãos até mesmo ofendido muitas vezes através do hábito dos cristãos decuspi-lhe no rosto, pela prática da usúria hábito no qual até o próprio Antônio já havia lhe feito. Sendo assim começa-se a sede de um contrato, uma justiça, uma vingança e o valor da honra moral e costumes e religiões questões assim discutidas na peça.

A peça nos permite observar vários aspectos literários, jurídico e filosófico nos envolvem com questões discutidas até os dias de hoje em tentarsolucionar os conflitos que moram nos corações dos homens, conflitos estes no qual a Lei a justiça devem ser hermenêuticas onde no júri os princípios éticos e as leis nem sempre se harmonizam onde as razoes e as contras razões se chocam.

















1 Análise do Filme na visão dos Direitos Fundamentais.

Shylock é um rico judeu, praticante da usura (empréstimo de dinheiro ajuros), que foi o único responsável pela criação de sua filha, Jéssica, em uma cidade portuária mediterrânea. Shylock enfrenta o desprezo e a humilhação dos cristãos, ele odeia os cristãos, mas convive com eles no Rialto (Região da Cidade de Veneza) e sofre com o preconceito, principalmente de Antônio, cuja atitude é de agressividade contra os judeus.

A rejeição de Antônio ao povo judeuexistente em Rialto fica devidamente demonstrada na cena do filme, onde este um jato de saliva no rosto de Shylock, um modo de mostrar a este, JUDEU, a superioridade crista sobre os judeus.

No enfoque dado pela obra cinematográfica, demonstra o ódio religioso existente em os cristãos, contra os judeus presentes na Cidade de Veneza na Itália, principalmente na região de Rialto, onde se passar ahistória do filme.

Os judeus no contexto do filme era uma classe social excluída da sociedade de Veneza, pelo simples fato de ser uma minoria da população da cidade que optou em seguir o judaísmo, religião repudiada pela sociedade veneziana.

Tal fato resta claro no filme, pelas diversas restrições imposta a livre circulação dos Judeus em Veneza, inclusive existindo um horário limite paracirculação de pessoas judias na cidade.

Este acontecimento no filme nos traz uma mera semelhança no que acontece nas grandes cidades brasileiras nos dias de hoje, onde as populações de algumas cidades preferem não deixarem suas residências após determinado horário pelo medo da violência que vem afligindo nossa sociedade nos últimos anos, pela inexistência da presença do estado nessas regiões....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise crítica do filme o mercador de veneza
  • Analise do Filme O Mercador de Veneza de William Shakespeare
  • Intertextualidade do filme o mercador de veneza
  • Síntese do filme "o mercador de veneza"
  • Resenha do filme O mercador de Veneza
  • O Filme ''O mercador de Veneza''
  • Resumo do filme mercador de veneza
  • Resumo do filme o mercador de veneza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!