ANALISE DO FILME "UM VIOLININISTA NO TELHADO E DO TEXTO TRADIÇÂO

1331 palavras 6 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

ANÁLISE DO FILME “UM VIOLINISTA NO TELHADO” E DO TEXTO “TRADIÇÃO” DE ANTHONY GIDDENS

Reginaldo Henderson da Silva

BELÉM – PARÁ
2014
Reginaldo Henderson da Silva

ANÁLISE DO FILME “UM VIOLINISTA NO TELHADO” E DO TEXTO “TRADIÇAO” DE ANTHONY GIDDENS

Trabalho da disciplina Sociologia da Educação, do curso de licenciatura em pedagogia, da Universidade Federal do Estado do Pará, avaliação parcial de semestre, orientado pelo Prof. Dr. Leandro Klineyder.

BELÉM – PARÁ
2014
ANÁLISE CRITICA DO FILME “UM VIOLINISTA NO TELHADO” E DO TEXTO “TRADIÇÃO”

A tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura. Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o hábito seja criado. Diferentes culturas e mesmo diferentes famílias possuem tradições distintas. Algumas celebrações e festas (religiosas ou não) fazem parte da tradição de uma sociedade. Muitas vezes certos indivíduos seguem uma determinada tradição sem sequer pensarem no verdadeiro significado da tradição em questão. A tradição revela um conjunto de costumes, crenças, práticas, doutrinas, leis, que são transmitidos de geração em geração e que permitem a continuidade de uma cultura ou de um sistema social.

Sendo assim, o que podemos observar no filme, é a situação do personagem central que vive numa pequena cidade da Rússia a sua tradição familiar sem saber o seu real significado. Segundo Weber a tradição é uma forma de dominação, e um dos fundamentos da tradição é a forma

Relacionados