analise do filme sociedade dos poetas mortos

Páginas: 4 (896 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
ANÁLISE DO FILME : SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
O Filme “Sociedade dos Poetas Mortos” é um Drama, com uma hora e vinte e nove minutos de duração. Foi lançado em 1989, com direção de Peter Weir eelenco principal composto por: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, Josh Charles e Dylan Kussman.
Tendo como plano de fundo uma escola cujos valores são rígidos e imutáveis, o filme, cujascenas se passam em 1959, acompanha a trajetória de um grupo de alunos que tem seus ideais impostos pelos pais e que vislumbram a possibilidade de rever seus conceitos quando o novo professor deliteratura os apresenta à verdadeira poesia como forma de expressar a individualidade de cada um. Motivados pelas palavras do professor, os jovens reabrem então a Sociedade dos Poetas Mortos, uma reunião emque podem declamar as obras de grandes poetas cujas poesias têm a capacidade de "sugar a essência da vida", conforme o próprio comenta no filme, e de declamar suas próprias poesias. Aos poucoscomeçam a ter coragem para fazer coisas que antes seriam consideradas insanas e para perseguir os sonhos reprimidos, descobrindo novas habilidades durante o processo. Mas as coisas não seriam tão fáceis paraesses novos poetas e os mesmos logo descobriram que, se quisessem realmente conquistar o objetivo de suas vidas, teriam que ir contra o sistema estabelecido e lutar pelo que acreditam.
O filmemostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume: uma instituição tradicional, com metodologia arcaica, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis e acomodados, alémde questionar até onde deve ir a autoridade paterna, quando a mesma choca-se com a vocação do filho.
Ao longo de toda a trama podemos perceber características empreendedoras por parte dospersonagens principais, principalmente se levarmos em conta o conceito do termo “empreendedor” no campo da psicologia, como individuo que tem alta necessidade de realização. Para um dos personagens, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do filme sociedade dos poetas mortos
  • Análise do filme "a sociedade dos poetas mortos"
  • Análise do filme Sociedade dos Poetas Mortos
  • Análise do filme sociedade dos poetas mortos
  • Análise do filme a sociedade dos poetas mortos
  • Análise do filme "sociedade dos poetas mortos"
  • Análise do filme: Sociedade dos poetas mortos
  • Analise filme a sociedade dos poetas mortos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!