ANALISE_DO_FILME_-_PRO_DIA_NASCER_FELIZ

696 palavras 3 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

Metodologia do Trabalho Científico
Atividade 1 – Análise de vídeo

Marcos Rodrigo Veigant

Candeias do Jamari – RO Dezembro - 2013
ATIVIDADE 1 - OPCIONAL

Sou professor, de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, da Rede Publica Estadual de Ensino, e assistindo ao documentário “Pro dia nascer feliz”, nota-se como este, traduz em diversos pontos a realidade assistida em minha (nossa) escola, ou melhor, nas escolas de todo o país.
Fica claro a abordagem sobre as desigualdades no sistema educacional do Brasil, onde através dos dramas retratados em diversas regiões do país, conclui-se a visível e perceptiva diferença entre as politicas publicas para a educação e o sistema privado de educação. Onde o docente da escola publica esta sujeito a aplicar sua profissão em péssimas condições de espaço físico, sem agua, sem cadeira, em salas improvidas, sem materiais pedagógicos, sem verbas para projetos, isso tudo sem contar que se vive uma relação de temor com inúmeros casos de violência escolar. Já os educadores das escolas privadas estão com bons salários e um ambiente seguro e tranquilo para desempenhar sua função, apesar da desmotivação geral nos dois setores.
Entende-se o verdadeiro interesse do governo quanto à educação, traduzidos em números de aprovados e não na qualidade do que se ensina aos alunos, para está devida aprovação.
A questão familiar, da necessidade do envolvimento da mesma na vida escolar de seu filho, para gerar bons resultados, aproveitamento escolar e intelectual. Na mesma via o constante desinteresse dos alunos pela escola, e a perda do respeito pela instituição e professores, transformando o espaço da escola em lugar publico para outros fins, como namorar, novos envolvimentos amigáveis, a própria marginalização e demais, o que retrata seu péssimo desempenho

Relacionados