ANALISE DO FILME DOGVILLE

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 18 de junho de 2015
CAMILA KUHNEN BORGHEZAN
KETHELIN MAIARA BEDNASKI













ANALISE DO FILME DOGVILLE















PATO BRANCO – PR
NOVEMBRO/ 2014


CAMILA KUHNEN BORGHEZAN
KETHELIN MAIARA BEDNASKI










ANALISE DO FILME DOGVILLE

Analise do filme Dogville apresentado à Disciplina de Processos Grupais do 6° Período do Curso de Psicologia da Faculdade de Pato Branco – FADEP, como quesito para obtençãode nota.

Professora: Kelly Cristina Zavadski















PATO BRANCO – PR
NOVEMBRO/ 2014

ANALISE DO FILME DOGVILLE – PROCESSOS GRUPAIS
O filme retrata a historia de Grace a estrangeira que chega ate a vila de Dogville, localizada nas montanhas rochosas dos EUA. Onde a primeira pessoa que encontra é Thomas Edson Jr. que se diz líder do grupo formado na pequena vila composta por vinte e doishabitantes.
Minicucci, existe um grupo quando duas ou mais pessoas são interdependentes na tentativa da efetivação de objetivos comuns e, quando visam um relacionamento interpessoal suficiente. Assim, verifica-se que as pessoas reunidas convertem-se em um grupo quando cada indivíduo está afetado pelos demais indivíduos que compõem o grupo (2001). 


Sendo que Thomas tentava estar presente a todosos sujeitos em todos os momentos para que pudesse ser notado, fazia varias reuniões com os membros da vila mas todos iam apenas por ir, não que as reuniões fossem relevantes e que Thomas realmente fosse considerado líder.
Então através de uma dessas reuniões Thomas tenta inserir Grace ao grupo, no entanto os sujeitos se mostram relutantes em aceitar a mesma, por não saberem nada sobre a moça.Acontece uma das situações mais comuns em grupos a desconfiança que é quando o grupo tem uma determinada reserva em relação a um individuo do grupo, seria como uma preservação da sua própria identidade, normalmente este comportamento não é realizado de maneira consciente. (CASTILHO,1998)
Também conseguimos observar no grupo a reação ao estrangeiro que acontece quando um novo elemento passa afazer parte do grupo e depende da segurança, homogeneidade, maturidade e preparação do grupo para ter a reação típica do grupo como um todo. (CASTILHO,1998)
Mas Thomas consegue os convencer a que a mesma fique em “teste” por quinze dias a qual trabalharia uma hora por dia na casa de todos os ocupantes da vila, sendo que faria trabalhos insignificantes que não eram necessários só para ser aceita entreeles.
Grace se torna aceita pela grupo, e neste momento podemos considerar que o sentimento de apoio foi realizado por ela em relação ao grupo.
0 sentimento de apoio talvez seja a variável de grupo que mais caracte­riza a diferença entre um processo terapêutico individual e grupai. 0 apoio do grupo é o reflexo da necessidade real de se ajudar o outro, de se criar um elo dentro do grupo, ou seja,a busca da integração e da coesão grupai. Este apoio provém da necessidade de ter realmente, dentro do grupo, aque­les indivíduos, de criar um sentimento de se "pertencer a" (CASTILHO, 1998)

Por mais que houvessem poucos moradores na vila, todos sabiam da vida de cada um e o que estava se passando, seus segredos eram revelados “discretamente” tudo era visível, suas ações eram postas a mostrapara todos.
Após passarem os quinze dias ocorreu outra reunião a qual Thomas organizou para que Grace ficasse ou saísse da vila, tendo os quinze votos necessários para ficar, sendo somente os adultos que voltaram as crianças não, Grace foi permitida a ficar na vila e “ajudar” a todos, ganhou um lar se assim podemos dizer e um salario significativo, com os quais a mesma conseguiu comprar os bonecosde porcelana que estavam na vitrine da única loja da pequena vila.
Neste momento de votação conseguimos observar o fenômeno definido por (CASTILHO,1998) como o acordo, onde todos devem entram em consenso presente a uma situação de discórdia.
Ao passar do tempo, a policia começa a procurar Grace no vilarejo e os moradores começam a se sentir em perigo pois não conheciam realmente a historia da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DO FILME DOGVILLE
  • Análise Semiótica do Filme Dogville
  • ANÁLISE SEMIÓTICA: FILME DOGVILLE
  • Resumo filme: dogville
  • Resenha do filme "dogville"
  • Resenha do filme Dogville
  • Resenha Crítica do filme DogVille
  • Colheiras e grilhões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!