analise do filme bicho de sete cabeças

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
Bicho de sete cabeças, relata a história de um adolescente que se vê perdido tentando se encaixar e ser aceito por algum grupo. Porem ao encontrar esse grupo ele se vê pressionado a fazer certos “testes” para surpreender seus amigos, como desafiar seus pais, ingerir bebida alcoólica, pichar muros, consumir drogas. Em meio a isso seu pai encontra em suas coisas um cigarro de maconha, e sem nem aomenos tentar conversar com seu filho ele toma a decisão de interna-lo em uma clinica de reabilitação. O filme aborda questões sociais como o abuso sofrido por esses pacientes em hospitais psiquiátricos, a relação entre pai e filho, e as drogas.
Fica bem claro durante o filme que a atitude que a sociedade toma perante esse problema é excluir essa pessoa, que demonstra comportamentos que nãosejam considerados normais de acordo com o que prega a sociedade. A internação do personagem é involuntária, porem para que isso aconteça tem que se seguir um procedimento, segundo a lei para a internação involuntária acontecer o paciente tem que obter um laudo médico para evitar erros e constatar a real necessidade da internação, o que não acontece no caso do personagem.
Outra denuncia presenteno decorrer do filme é a superlotação desses lugares, em dado momento o diretor da clinica diz: “pegaremos qualquer mendigo e lotaremos isso aqui!”, por não haver fiscalização. Nessa instituições eles usam remédios para controlar seus pacientes sem ao menos saber o que este realmente necessita, como no caso de Neto, onde ele pede por socorro a seus familiares, porem o médico comunica a família quenão ceda pois é algo que todos os internos pedem, porem mais adiante em uma tentativa frustrante de fuga os enfermeiros conseguem pega-lo e para “castiga-lo” eles aplicam choques elétricos em sua cabeça.
Quando Neto sai da clinica, ele tem muitas dificuldades de se reinserir na sociedade por não ter a assistência necessária para isto. Por ter passado por todos essa situações o mesmo acabaadquirindo doença mental, já que por se encontrar nessa situação e por conta da medicação passa a ter alucinações e cria seu próprio mundo.
O filme foi baseado no livro Canto dos Malditos de Austregésilo Carrano Bueno, que conta sua própria experiência de vida. Quando perguntado sobre o longa ele responde:
“Acho que o filme ficou na dosagem certa, embora não passe nem 10% do que nós pacientespsiquiátricos passamos dentro desses chiqueiros psiquiátricos, que ainda hoje são verdadeiras "casas de extermínio". Quando comparo essas instituições do terror com casas de extermínio, não é só pelo fato de 80% dos internos morrerem ou virarem moradores lá dentro, mas também pela prisão física e química às quais somos submetidos, ou seja, uma morte em vida que nos leva ao zumbinismo.”INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA E INVOLUNTARIA
Internação compulsória: neste caso não é necessária a autorização familiar. O artigo 9º da lei 10.216/01 estabelece a possibilidade da internação compulsória, sendo esta sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física.
Internação involuntária:de acordo com a lei 10.216/01, o familiar pode solicitar a internação involuntária, desde que o pedido seja feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra. A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelecimento de saúde têm prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público da comarca sobre a internação e seus motivos. O objetivo é evitar a possibilidade de esse tipode internação ser utilizado para a prática de cárcere privado.
O governo criou medidas para o cumprimento mais eficiente da lei. No dia 11 de janeiro de 2013, o Estado de São Paulo viabilizou uma parceria inédita no Brasil entre o Judiciário e o Executivo, entre médicos, juízes e advogados, com o objetivo de tornar a tramitação do processo de internação compulsória mais célere, para proteger...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS
  • Análise do filme o bicho de sete cabeças
  • Análise do filme: “bicho de sete cabeças”
  • Analise do filme “bicho de sete cabeças”
  • Análise do filme bicho de sete cabeças
  • Análise do filme "Bicho de sete cabeças"
  • Análise do filme o bicho de sete cabeças
  • Análise do filme bicho de sete cabeças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!