Analise do documentário "Valsa de Bashir"

3336 palavras 14 páginas
Análise
Valsa com Bashir

Nome: Evandro Galizi Borba Rodrigues – 85.886 – 3º Termo – Noturno
Nome: Patricia Souza – 76.029 – 3º Termo – Vespertino
Professora: Dra. Samira Adel Osman – História da Ásia
Introdução
Valsa com Bashir: um momento na história para ser lembrado.

O documentário animado escrito e dirigido por Ari Folman, israelense nascido em 17 de dezembro de 1962, tem seu roteiro baseado em um momento particularmente trágico da história contemporânea, o Massacre de Sabra e Chatila no Líbano (1982). Um massacre feito em um campo de refugiados da OLP (Organização pela Libertação da Palestina) pelo exército israelense, do qual o próprio Ari Folman teria participado como soldado durante os acontecimentos. Mais que um filme que retrata um período histórico, Ari Folman, escolheu mostrar sua experiência nesse conflito do seu próprio ponto de vista. O filme foi lançado em 13 de maio de 2008 durante o Festival de Cannes, ganhou globo de ouro de melhor filme em língua estrangeira em 2009, além de ter sido escolhido como Melhor Filme do Ano, pela Sociedade Nacional dos Críticos dos Estados Unidos1.
No filme Ari tenta reconstruir suas lembranças do Massacre de Sabra e Chatila. Mesmo sendo israelense e tendo lutado contra os palestinos, as trágicas cenas de morte e crueldade vivenciadas por ele farão com que sua memória bloqueie as recordações desses fatos, dessa maneira Ari começa uma busca para reconstruir as suas lembranças dolorosas sobre o genocídio, a partir dos depoimentos de outros que também estiveram lá. Para melhor analisar o filme, se faz necessário entendermos o conflito entre Israel e Palestina que, por sua vez, levaram ao Massacre de Sabra e Chatila. O primeiro ponto a ser observado é a partilha da Palestina e a criação do Estado de Israel.

A Palestina e o Estado de Israel
A criação do Estado de Israel no território da Palestina aconteceu após a Segunda Guerra Mundial em 1948 pela ONU. Foi decidido que o

Relacionados

  • Análise de Valsa com Bashir
    3079 palavras | 13 páginas
  • oiii
    4465 palavras | 18 páginas
  • Resenha Livro Nossa Igreja Brasileia
    64884 palavras | 260 páginas