Analise do conto

Páginas: 2 (283 palavras) Publicado: 1 de maio de 2015


Análise do conto “Ivan” de Breno Accioly – Foco no Narrador


O narrador é o elemento narrativo mais próximo do leitor, pois é ele quem conduz a história, sóconseguimos compreender o que está acontecendo na história a partir do que ele nos comunica. Como sabemos, há narrativas em primeira pessoa e em terceira pessoa. Nocaso do conto “Ivan” encontra-se em terceira pessoa, sendo ele um narrador observador, pois se encontra fora os acontecimentos que está narrando.
À priori anarração é um tanto confusa, pois o narrador faz uma mistura de fatos que nos faz demorar a entender o que realmente está acontecendo. Ele inicia relatando um acontecimentoda imaginação de Ivan, seu desejo em se formar em ciências jurídicas, logo após volta a realidade, narrando o que de fato está acontecendo. Ivan encontra-se deitadoolhando os caibros e contando as telhas, às vezes erra e retoma a contagem, na esperança que o tempo passe mais rápido. Logo em seguida volta à formatura, e segueo texto nessa oscilação, entre imaginação e realidade.
Por fim, nos conta a morte de Ivan, tão cheia de lembranças. O personagem ao leito da morte, antes deempalidecer-se tem um filme passado em sua mente, sua vida sofrida ao lado de sua mãe que era uma prostituta e se revê como interno do colégio de jesuítas, lembrançasestas eram as que ele mais queria esquecer naquele momento.
Notamos que no conto referido o narrador é onisciente, ou seja, sabe de tudo que acontece na história, dainfância à morte do personagem, de suas imaginações às suas angustias. Ele encontra-se, portanto, presente no tempo e no espaço em que o enredo se desenvolve.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de conto
  • Analise dos contos
  • analise de um conto
  • Análise de contos
  • Analise do Conto
  • Analise de contos
  • analise de contos
  • Análise de conto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!