ANALISE DO COMÉRCIO INTERNACIONAL BRASILERIO UTILIZANDO O MODELO GRAVITACIONAL

Páginas: 10 (2465 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CAMPUS SOROCABA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ECONOMETRIA I
Analise do comércio internacional brasilerio utilizando o modelo gravitacional
Sorocaba
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CAMPUS SOROCABA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ECONOMETRIA I
Analise do comércio internacional brasilerio utilizando o modelo gravitacional

Sorocaba
2013
sumárioIntrodução
O Comércio Internacional trata das relações comerciais entre países e sua eficiência para o crescimento e desenvolvimento de cada país especificamente. O tamanho de um país e seu nível de desenvolvimento, por sua vez, também influenciam no comércio internacional do país. Ou seja, há uma forte correlação entre o tamanho do PIB de um país e seu volume de comércio; fato atestadoempiricamente pela teoria, vide modelo gravitacional para comércio exterior. Modelo esse baseado nas leis newtoneanas, mas para aplicação econométrica com estatísticas internacionais.
O modelo visa analisar os determinantes do comércio bilateral, no nosso caso com o Brasil. O produto tende a impactar positivamente o comércio, enquanto que a distância tende a prejudicá-lo. Para tanto serão feitostestes econométricos, com a intenção de avaliar a significância de variáveis e a precisão dos dados. Será verificada a presença ou não de pressupostos de um modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), com testes de heterocedasticidade, autocorrelação dos erros e significância dos parâmetros via Eviews 7. O modelo funciona graças à relação entre renda e importações, por exemplo. Quanto maior um país,maior seus gastos com importações. Será analisada a efetividade do comércio internacional para os anos de 2002 e 2011. Tentar identificar anomalias e o que levou à eficiência ou não do comércio bilateral. Identificar também possíveis potencias de comércio não exploradas a contento pelo Brasil.
Ademais, buscaremos encontrar o panorama de alguns países uma relação entre seu comércio exterior evariáveis como tamanho do PIB, distância entre capitais de países fronteiriços ou não e IDE de cada país. Ou seja, o trabalho visa mensurar como essas variáveis afetam o comércio exterior entre países com o Brasil. Iremos comparar 2 anos, basicamente início e fim do período do governo Lula a presidente. Um ano antes de sua entrada (2002) e um depois de sua saída (2011). Será feito o trabalho com 94países.
A hipótese é de que há uma relação ampla do Brasil com outros países quando se trata de comércio e ainda há a influência de blocos econômicos como Mercosul e União Européia. Também espera-se uma relação positiva entre as variáveis explicativas e o comércio, exceto no caso da distância entre os países.
Modelo TEórico
O Comércio Internacional trata das relações comerciaisentre países e sua eficiência para o crescimento e desenvolvimento de cada país especificamente. Utilizando o Modelo de Gravidade esse trabalho tem como principal objetivo mensurar o comércio bilateral do Brasil entre os demais países do continente Americano ponderando suas principais anomalias dentro do modelo.
O Modelo de Gravidade parte de uma analogia da Lei da Gravitação Universal de IsaacNewton, no qual a atração gravitacional de dois corpos no espaço é proporcional ao produto de suas massas e diminui com o aumento da distância entre os corpos:
F=GMmr2Onde F é a força centrípeta do Sol, G é uma constante de proporcionalidade, M é a massa do Sol, m é a massa do planeta e r é a distância do sol até o planeta.
Com analise do comércio internacional e baseando-se no modelo de Newton,chegou-se a seguinte formula para o Modelo de Gravidade:
Tij=A×Yi×YjDijOnde A é um termo constante, Tij o valor do comércio entre o país i e o país j, Yi é o PIB do país i, Yj é o PIB do país j e Dij é a distância entre eles.
A equação linearizada desse modelo pode ser descrita da seguinte forma:
lnTij= β0+β1lnYi+β2lnYj-β3lnDij+εAnalisando alguns dados pode ser observado na Figura 1 os principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise gravitacional
  • Analise da participaçao brasileira no comércio internacional de perfumes
  • Comércio Internacional
  • Comercio internacional
  • Comércio internacional
  • Comércio internacional
  • comercio internacional
  • Comercio Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!