Analise do cenário economico brasileiro aplicado a engenharia

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
UNIVERSO







ENGENHARIA DE PRODUÇÃO






ANÁLISE DO CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO APLICADO À ENGENHARIA






Belo Horizonte
2012

ELEN PATRÍCIA DOS SANTOS CHRISPIM
VILIANE AUGUSTO








ANÁLISE DO CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO APLICADO À ENGENHARIA





Trabalho para avaliação na disciplina deEngenharia Econômica do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO Campus Belo Horizonte.
Disciplina: Engenharia Econômica.
Professor: Augusto Baeta.




Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
NENHUMA ENTRADA DE SUMÁRIO FOI ENCONTRADA.























Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar o grande desafio que o Brasilesta passando para encontrar mão de obra qualificada e assim desenvolver sua economia. Nestes últimos anos houve um grande aumento na demanda por profissionais na área de engenharia,


Palavras-chave: Engenharia, desafio, Cenário Econômico, Copa 2014.


Abstract:

KeyWords:

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a escassez de mão de obra no mercado e a falta depreparação destes profissionais para atender a esta demanda. Atualmente uma área que esta bastante aquisitada é a engenharia e não é para menos. Duas décadas e meia de estagnação econômica reduziram de forma drástica a demanda - e, consequentemente, a oferta - de engenheiros no país. A profissão foi ainda mais desvalorizada com a precariedade do ensino de física, química e matemática nas escolas. Hoje,com a retomada do crescimento, o mercado se vê às voltas com um gargalo sem tamanho: a falta de mão de obra especializada para tocar projetos de construção civil, siderurgia, metalurgia, automação, telecomunicações, petroquímica e tantas outras áreas da engenharia. Setores mais novos, como os da cadeia de petróleo, gás e biocombustíveis, são os que mais sofrem com a escassez desses profissionais.Em 2006, tínhamos seis engenheiros para cada mil pessoas economicamente ativas. Nos demais países em desenvolvimento, essa proporção é de 12 a 24 por mil, e nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos é de 18 a 30 por mil. Formamos hoje pouco mais de 23 mil engenheiros por ano, enquanto a Coreia do Sul forma cerca de 80 mil, e a Índia, 200 mil . Sem engenheiros qualificados, não temos comoimplementar nenhum projeto de desenvolvimento nacional. O Brasil precisa dobrar o atual número de engenheiros para garantir um crescimento econômico da ordem de 5% ao ano, onde precisamos triplicar esse número se quiser ter o mínimo de competitividade no cenário internacional, temos uma demada.
Estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Confea, deixa claro opotencial do mercado: as demandas do setor mineral impulsionam a engenharia de minas; o crescimento da indústria de produtos alimentícios, a engenharia de alimentos; a engenharia civil passa por um momento extremamente positivo com o PAC; o crescimento econômico também exige cada vez mais mão de obra especializada em engenharia elétrica e de telecomunicações; a engenharia ambiental ganhou novo statuscom as modernas exigências de desenvolvimento ecologicamente sustentável; e a engenharia mecatrônica está diretamente ligada às demandas de inovações tecnológicas .
O estudo também destaca o papel estratégico dos profissionais de tecnologia de informação em todas as áreas empresariais, assim como o espaço crescente reservado a técnicos e tecnólogos em geral.
Algumas empresas estão investindo emqualificação dos próprios funcionários, pois não estão conseguindo atender sua demanda com os profissionais que existem no mercado, exemplo: Vale, Samarco, Petrobras, entre outras.
O mercado esta exigente e não é à toa que engenheiros recém-formados já saem da faculdade com propostas de emprego com salário na faixa dos R$ 4 mil; os mais especializados segundo dados do Confea, pularam de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cenarios economicos brasileiro
  • O cenário econômico brasileiro
  • Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos
  • Análise dos cenários econômicos
  • Analise de cenários econômicos
  • Análise de cenários econômicos
  • O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E A COBRANÇA DE IMPOSTOS
  • Atividade 2 Analise De Cenarios Economicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!