Analise dissertatica grupo COSAN

1981 palavras 8 páginas
MBA Executivo em Finanças

Disciplina: Estratégia Empresarial

TEMA
1. Elabore uma análise ambiental (cinco forças de Porter) para o setor de açúcar e álcool
2. Aponte quais alternativas a Cosan tem para continuar crescendo.
3. Elabore uma análise SWOT para a Cosan.

1. Porter mostra que, para uma empresa obter lucratividade, não basta analisar somente a atuação dos concorrentes dentro do mercado, mas também é preciso ter atenção na atuação de outras quatro forças que podem ameaçá-la em suas ambições de crescimento. E quais são essa forças?
- Ameaça de Novos Entrantes
- Substitutos
- Poder de barganha de fornecedores
- Poder de barganha dos clientes
- Rivalidade dos concorrentes

Assim iniciaremos esse estudo com a proposta da análise ambiental do setor Sucroalcooleiro, importante setor na grade energética do Brasil e do mundo.

NOVOS ENTRANTES

Seja por sua pujança, ou pelo momento que passa, o setor sucroalcooleiro vem chamando atenção de vários empreendedores de porte, principalmente por causa do seu grande potencial. Os dois produtos principais de sua cadeia, o açúcar e o álcool, são consumidos mundialmente e em larga escala, o que por si só atrairia muitos olhares ambiciosos em seus negócios. Mas o que se destaca é o potencial energético do álcool, que ano após ano vem sendo utilizado como um substituto à altura do petróleo, com a grande vantagem de ser uma energia renovável, ao contrário do petróleo, combustível fóssil extraído das profundezas da Terra e com prazo para se extinguir. Além disso, o álcool é menos poluente, ou seja, ganha a simpatia dos consumidores, preocupados com o futuro ambiental do planeta.
Assim, pode-se dizer que qualquer empresa ou empreendedor envolvido no sistema capitalista tenha interesse em participar desse negócio. Mas não é tão simples assim, pois esse negócio não pode ser feito sem envolver altos investimentos , o que significa que o capital envolvido é uma barreira forte para pequenas e médias

Relacionados