Analise de um diferenciador aiec

994 palavras 4 páginas
ANÁLISE DE UM DIFERENCIADOR DE SERVIÇOS DA AIEC

Uma estratégia empresarial é a orientação de como uma empresa competirá em um negócio e como se posicionará entre seus competidores. Define como esta concorre e desenvolve uma posição valiosa em determinado sector, através da sua visão sobre os clientes e como criar valor, através da combinação de actividades e processos específicos, em todas as suas operações..
O desenvolver de uma estratégia empresarial competitiva é, em essência, o de uma fórmula ampla para o modo como uma empresa irá competir. É uma combinação dos fins (metas) que a empresa busca e dos meios (políticas) pelos quais ela pretende chegar lá.
Pode-se encontrar três estratégias genéricas para criar uma posição defensável a longo prazo e superar os concorrentes.

1. Estratégia que consiste em atingir a liderança no custo total em uma indústria através de um conjunto de políticas funcionais orientadas para este objectivo básico. Nesta altura, custo baixo é o objectivo principal, contudo sem deixar de lado a qualidade.

2. Estratégia de diferenciação que significa diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único ao âmbito de toda a indústria. Nesta estratégia, a diferenciação dos custos não são o alvo estratégico primário, o ponto chave é a obtenção de uma estratégia viável para se obter receitas superiores às da média da indústria. Atingi-la torna difícil a obtenção de uma alta parcela de mercado, pois requer sentimento de exclusividade.

3. Estratégia de enfoque é a de segmentar mercados e visa somente um ou alguns grupos de consumidores/compradores industriais. ( PORTER, 1985, p. 86 ).

Para TACHIZAWA e RESENDE (2000, p. 73), vantagem competitiva “significa escolher entre uma actuação ampla, abarcando a totalidade do mercado e uma actuação mais restrita, localizada”.

Para Pina (1994, p. 75-76) “a vantagem competitiva pode conduzir a firma para uma situação de superioridade em

Relacionados

  • Análise de um diferenciador de serviços
    277 palavras | 2 páginas
  • Políticas de ead e seu impacto
    6236 palavras | 25 páginas
  • educação à distancia
    83007 palavras | 333 páginas