ANALISE DE POTABILIDADE DE DUAS NASCENTES PRÓXIMAS AO ATERRO CONTROLADO DE MUZAMBINHO-MG

973 palavras 4 páginas
Introdução
Os ambientes aquáticos são utilizados em todo o mundo com distintas finalidades, entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, a aquicultura e a harmonia paisagística. 14
No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade.
Segundo alguns especialistas, a crise da água no século XXI é muito mais de gerenciamento do que uma crise real de escassez e estresse (Rogers ET al., 2006). entretanto, para outros especialistas, é resultado de um conjunto de problemas ambientais agravados com outros problemas relacionados à economia e ao desenvolvimento social (Gleick, 2000)
Agua de consumo humano é um dos importantes veículos de enfermidades diarreicas de natureza infecciosa, o que torna primordial a avalição de sua qualidade microbiológica (Isaac-Marquez et al,12 1994).
No meio rural, as principais fontes de abastecimento de água são os poços rasos e nascentes, fontes bastante susceptíveis á contaminação.
Conboy & Goss4 (2000) citam que a deposição diária de resíduo orgânico animal no solo, prática muito disseminada no meio rural, aumenta o risco da contaminação das águas subterrâneas. O dejeto bovino depositado no solo representa risco de contaminação das fontes de água, uma vez que esses animais s„o reservatórios de diversos microrganismos como Criptosporidium parvum e Giardia sp. causadores de enfermidades humanas. Isso mostra o papel desses animais na contaminação ambiental por esses importantes patógenos de veiculação hídrica (Fayer et al,6 2000)
A maioria das doenças nas áreas rurais pode ser consideravelmente reduzida, desde que a população tenha acesso a água potável. Entretanto, um dos maiores problemas das fontes particulares È a ausência de monitoramento da qualidade da água consumida (Misra, 16 1975).
As áreas utilizadas como depósito final de lixo – normalmente representadas

Relacionados