analise de poema

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014

análise do poema "pobre velha música"
O poema "Pobre velha música" é um poema ortónimo de Fernando Pessoa, sem data, mas publicado na Revista Athena em Dezembro de 1924.    

Como em muitosoutros poemas ortónimos (escritos em seu próprio nome), Pessoa usa a temática da sua infância, em contraposição com o presente, considerando sempre a infância como um "período dourado" da sua vida, quejá não vai regressar. Neste caso é a "pobre velha música" que simboliza esse período. Sabemos aliás que a mãe de Pessoa tocava piano, e há mesmo um poema extremamente tocante que fala explicitamente dasua mãe a tocar: http://arquivopessoa.net/textos/89.    

Mas passemos à análise do poema propriamente dito:   

Pobre velha música! 
Não sei porque agrado, 
Enche-se de lágrimas 
Meu olharparado.   

Inicialmente Pessoa introduz-nos ao tema do poema, lembrando a "velha música", provavelmente tocada pela sua mãe na sua infância, talvez ainda antes de sair de Lisboa para Durban. Alembrança, embora seja talvez de um período feliz, traz-lhe uma grande tristeza, porque está associada a uma idade perdida, que nunca mais regressará. O início do poema traduz também o uso de duas figuras deestilo, personificação e hipérbole (a "pobre e velha música"). A parte final do poema parece conter uma anástrofe: troca da ordem das palavras, quando normalmente se diria "o meu olhar parado enche-sede lágrimas".   

Recordo outro ouvir-te. 
Não sei se te ouvi 
Nessa minha infância 
Que me lembra em ti.   

Pessoa, ao recordar, no entanto, sente uma estranheza comum. O facto é que é eleque sente, mas quem na realidade sentiu verdadeiramente o sentido da música foi ele mas numa outra idade. A lembrança é como se fosse uma experiência em segunda mão, que só pode ser estranha à verdadedo que se sente. O "outro" era ele enquanto criança, e ele recorda-se dele próprio enquanto criança a ouvir a música. Há aqui, mesmo que de maneira menos óbvia, uma antítese entre passado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Poema
  • ANÁLISE DO POEMA
  • Analise de Poema
  • Análise de poema
  • Análise de poemas
  • Analise de Poema
  • Análise de poemas
  • Analise do poema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!