Analise de música ormb

506 palavras 3 páginas
Introdução

A Observação Relação Mãe-Bebê (ORMB) é muito importante no curso de psicologia e na formação de psicanalistas, é realizada através de visitas a casa de uma família durante dois anos, sendo estas semanais no primeiro ano e quinzenais no segundo ano, registrando os acontecimentos e sensações despertadas por eles, e relatando-os durante a supervisão. Além disso, o observador deve tentar entender aspectos inconscientes de comportamento e padrões de comunicação. A observação conta com a análise do comportamento da mãe em relação ao bebê e vice-versa, bem como a participação e interferência do ambiente e dos indivíduos em volta desta díade. A técnica utiliza de referenciais comuns ao cotidiano familiar, como banho, amamentação, choro, sono, o ‘brincar’e participação de cada membro da família.
A observação é importante, pois através da análise realizada a partir dela, pode-se detectar fatores que afetam o desenvolvimento da criança em relação aos pais e a inter-relação mãe-bebê-familia-ambiente que é de grande importância para o observador e para as discussões em grupo, buscando a base teórica, pratica e clinica.

Analise da Música

A música retrata a esperança e os desejos que os pais têm em relação aos filhos, o desejo de amor e “retorno e reconhecimento” do que lhes foi feito; através da representação de um bebê imaginário, fantasmático, onde o dito pai da criança começa a imagina-lo semelhante ao mesmo, vivendo uma relação paterna amorosa e com liberdade. E quando o pai se for, o filho lhe prestara os mesmo cuidados que este lhe prestou quando ainda era criança.

Analise do Observador

No artigo ‘A experiência do aprendizado na observação da relação mãe-bebê-familia’ o observador demonstra algumas dificuldades na tarefa de observar esta relação. A principio ele se deparou com o fato da família observada não ser aquilo que ele imaginava, a criança não era cuidada pela mãe e sim pela avó materna, não havia a presença do pai naquele ambiente

Relacionados

  • Relatorios ORMB
    3445 palavras | 14 páginas